Passatempos:

Breve História de Amor - Tiago Rebelo [Opinião]


.


Breve História de Amor

de Tiago Rebelo   

Edição/reimpressão: Novembro de 2011
Editor: Asa
Páginas: 168
ISBN: 9789892316574

SinopseBreve História de Amor é o desfile de retratos autênticos sobre relações quotidianas. Caminhos do acaso que levam homens e mulheres a cruzarem os seus destinos, por vezes, nas circunstâncias mais surpreendentes. Pessoas que se encontram, ou se reencontram, que se unem ou se separam, sentimentos intensos e irreprimíveis que determinam as suas vidas e alteram bruscamente e sem aviso os seus destinos. Através de uma descrição intensa e cirúrgica, Tiago Rebelo conduz-nos aos pensamentos mais íntimos das personagens que tantas vezes se confundem com os nossos. Autor de romances bem conhecidos do público, como O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda ou Uma Noite em Nova Iorque, Tiago Rebelo oferece aos leitores a versão original das melhores histórias publicadas ao longo de mais de um ano na revista Domingo, do Correio da Manhã, e ainda o conto inédito Amores Indeléveis.



Ponto de Vista: Este é um pequeno livro recheado de amor que não se lê, sente-se, pois também nós de uma forma ou de outra fazemos parte dele.

"Nos dias de hoje, a felicidade é uma obrigação, talvez porque as pessoas não se sentem atraídas pela infelicidade alheia."

Assim, o que vamos encontrar em Breve História de Amor é uma compilação de pequenas histórias (na sua maioria já publicadas na revista Domingo do Correio da Manhã) em que a personagem principal é, precisamente, o amor vivido por homens e mulheres sem nome, e que poderiam ser qualquer um de nós, a viver uma história que também poderia ser a nossa.

"Encontram-se em ruas secretas nos intervalos dos dias, procuram-se a cada oportunidade da vida."

Entre encontros, desencontros e reencontros da vida somos guiados por sentimentos e circunstâncias que nos levam a estar onde e com quem não esperávamos ou desejávamos, ou vice-versa, e é nesse preciso momento que, intencionalmente ou não, se fazem escolhas que, muitas vezes, alteram por completo o rumo do nosso caminho, caminho esse que nem sempre tem um retorno…

"A distância é uma coisa boa, mas não chega. Pode ter vindo para longe, mas as recordações dolorosas vieram com ela, porque a memória não se desliga como o telemóvel ou o computar. A tristeza, a desilusão, só esmorecem com o tempo, sabe-o bem, mas isso não a ajuda mais."

O que sentimos com esta leitura é uma espécie de lufada de esperança de encontrar o amor em quem e onde menos esperamos, simplesmente porque ele faz parte de nós, mesmo que muitas vezes duvidemos dele, que muitas vezes nos magoe, sem ele seriamos corpos vazios, sem qualquer vestígio de calor humano.
É o amor e, mais precisamente, a busca por ele, que nos alimenta e nos faz viver, porque o ser humano na sua complexidade é tão simples como qualquer outro animal, que apenas procura atenção e companhia.

"Ao início da noite eram duas almas toldadas pelos seus fracassos pessoais, pelos casamentos falhados. Porém, ao final da noite são duas pessoas surpreendidas e com esperança no dia seguinte."

E, mesmo a ser um autor já com alguns romances publicados e reconhecidos pelo público, este é o primeiro livro que leio de Tiago Rebelo, e posso dizer que fui surpreendida pela fluidez e simplicidade da sua escrita, que logo à partida torna qualquer história acessível a qualquer leitor, ao mesmo tempo que nos impele a ler mais, que é o que farei com toda a certeza.

Se procuram um livro para ler sem pressa nem prazo, e que apele ao coração e à reminiscência, encontrarão em Breve História de Amor a escolha certa.


Em estrelas: +3¸.•☆


»» Mais uma vez deixo aqui o meu enorme OBRIGADO à Maria João por esta oferta tão especial…




E aproveito para lembrar que está a decorrer até ao final do próximo mês de Janeiro um desafio literário em parceria com a Asa e o autor Tiago Rebelo intitulado «Breve História de Amor», em que o mote é precisamente escrever uma breve história de amor. 
Inspirem-se nesta época festiva que estamos a viver e escrevam a vossa breve história de amor.
Para saber mais basta clicar aqui.

Passando por outras páginas...

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License