Passatempos:

O Clorofórmio do Espírito...


.

O que será para nós um clorofórmio do espírito?!
Uma viagem, um filme, uma música, uma conversa, o silêncio
E um bom livro, como disse em tempos Robert Chambers, biólogo e escritor, e a quem devo o nome do meu blog.

Pois para mim, um livro é, sem dúvida, um calmante para muitas horas, para muitos momentos e “fases”…
Um livro é muito mais do que um maço de folhas escritas e encadernadas, é parte de alguém, da sua experiência de vida ou do seu imaginário, é a abertura de mente, é uma viagem que não pode ser vivida de outra forma, é sentimento, posse… é tanta coisa!...
E apesar das muitas outras formas que já possuíram, que me desculpem os apreciadores dos “novos” livros, os chamados e-books, mas isso não são livros é um mero objecto que armazena dados (ou como já li por aí que são como “um livro emprestado”), que não tem o toque, o cheiro e nem o folhear de um verdadeiro livro!... Podem até ter desvantagens, como o peso, o volume, o espaço, mas mesmo assim valem bem por esses pequenos inconvenientes…

Assim sendo, aqui fica a minha singela homenagem ao meu querido e VERDADEIRO LIVRO, que por mim nunca deixará de existir!

2 Responses to “O Clorofórmio do Espírito...”

  1. verónica says:

    Sei que o post já é antigo, mas só agora o vi.
    Concordo plenamente contigo quanto aos ebook. Para mim não há nada com um livro em papel, encadernado,onde possa passar as folhas entre os dedos, onde possa deixar um marcador entre páginas para não me perder. N consigo considerar os ebooks como verdadeiros livros.
    E quanto ao volume, ao espaço que ocupa, n é bonito ver-mos uma estante cheia de livros de toda as grossuras e tamanho? Ter um livro na mão, poder apreciar a capa, passar os dedos pelos relevos, virar o livro ao contrário e ler a sinopse, quanto n vale isso?
    Gostei do teu texto Marta. N há nd que n consiga concordar. Por mim os livros serão sempre em papel.

  2. Nha Kikas tu es a minha seguidora nº1, estás sempre presente!
    Este pequeno texto vem dar significado ao meu blog q é "incompreendido" pela maioria das pessoas, o q me deixa um bocadito desiludida, mas p ti q já leste o meu texto entendes o q significa Clorofórmio do Espírito, entendes o q será em parte esse estado de espírito...
    Talvez faça uma estatistica p saber se devo ou ñ mudar de nome... =S

    Qto ao livro e td o q ele significa o q aqui escrevi foi sentido, e as tuas palavras só vem acrescentar mais significado.

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License