Passatempos:

Aposta Indecente - Matilda Wright [Opinião]


.

Aposta Indecente
Ela ensinou-lhe que a vida não é um jogo...
de Matilda Wright     

Edição/reimpressão: Outubro de 2011
Colecção: Tiara
Editor: Livros d'Hoje
Páginas: 240
ISBN: 9789722047760

SinopseParis, 1854. Um dos homens mais ricos de França, o marquês de Villeclaire tem uma vida luxuosa e despreocupada, onde não falta nada que o dinheiro e a sua posição social possam pagar. Mulheres, jogo, festas, caçadas, palácios…
Mas uma aposta faz com que os destinos de Villeclaire e Catherine Duvernois, uma jovem e misteriosa viúva, se cruzem, numa altura em que uma nuvem negra tolda os dias do belo marquês, prestes a casar, contra sua vontade, com Blanche de Belfort.
A vida de Louis de Villeclaire desmorona-se…
Quem é Catherine Duvernois? E Blanche de Belfort? Alguém está a mentir. Mas quem? Porquê? A resposta mudará para sempre o futuro destas três personagens.
Um romance arrebatador, que se desenrola entre os sofisticados salões da aristocracia parisiense e as deslumbrantes paisagens do vale do Loire, levando os leitores numa viagem inesquecível por cenários de sonho, durante o reinado do Imperador Napoleão III.



Ponto de Vista: Aposta Indecente é um título enganador, pois aparentemente poderemos pensar que vamos encontrar um romance com pormenores mais apimentados vivido por um triângulo amoroso, mas desenganem-se…

Vive-se em pleno século XIX, em Paris, onde as festas, o glamour, as aparências e a posição social ditam a sociedade actual.
E o marquês Louis de Villeclaire caracteriza na perfeição o homem da época, um bon vivant que pelo seu título e pela fortuna que possui, não faz mais do que aproveitar todos os luxos que a vida lhe pode proporcionar, sendo também um dos partidos mais desejados para qualquer jovem solteira, ou não…


“Louis de Villeclaire olhava poucas vezes para o futuro, vivia o hoje como se fosse o último dia da sua vida, sem se preocupar com nada a não ser o seu prazer.”

Dado a noitadas com os amigos, entre copos e mulheres, faz uma aposta que mudará a sua vida e a de Catherine Duvernois, que apenas desejava viver longe da miséria e do homem repugnante com quem se viu obrigada a casar.
Mas Blanche de Belfort, uma jovem que aparenta ser quem não é, vem trocar as voltas ao marquês de Villeclaire, conseguindo arrebatar o eterno solteiro de Paris para um casamento que estava longe de ser conjecturado.

Agora será Louis de Villeclaire tão generoso a ponto de amparar uma jovem viúva que nada mais tem que dívidas? E, principalmente, conseguirá fugir a um casamento indesejado?
Muita coisa ainda está para ser desvendada, onde nem tudo o que parece é, e só quando a vida nos põe à prova somos capazes de mostrar aquilo que realmente somos.


“Mas nada seria como estava planeado, porque tal como Louis de Villeclaire, também o destino gostava de apostar e, tal como o marquês, também o destino quase sempre ganhava.”

Uma pequena história onde não faltam personagens femininas e masculinas, e a par com as principais outras se juntam para desempenhar um papel fundamental no desenrolar de todo o enredo, e com as quais simpatizamos, ou nem tanto.
Catherine Duvernois destaca-se pela sua coragem e força de carácter, apesar de não ter tido uma vida feliz, e vai encontrar na condessa de Thievenaz, uma mulher com a sabedoria de uma vida, uma grande aliada contra os intentos de Louis.
Já Louis de Villeclaire, pela forma como está caracterizado, é o tipo de homem, que apesar do seu charme, de quem sentimos uma certa repulsa pois utiliza as mulheres apenas para o seu bel-prazer sem nutrir por elas qualquer sentimento, algo que virá de certa forma a ser justificado.


“As mulheres eram como os gamos e as lebres que caçava nas suas terras do Vale do Loire, que o entusiasmavam durante o breve tempo em que cavalgava no seu encalço, e logo o desinteressavam, quando tombavam sob um tiro certeiro.”

Matilda Wright mostra que afinal os seus receios não tinham razão de ser ao dar a conhecer os seus textos até agora escondidos numa gaveta, pois soube construir personagens ricas envolvidas por uma série de mal entendidos e nutridas por sentimentos verdadeiros.

Aposta Indecente é uma doce história que se saboreia sem pressa, que nos mostra hábitos e costumes de uma época em que a nobreza sobressai pela sua sumptuosidade, e em que conhecemos Paris repleta de brilho e beleza. Um romance enternecedor vivido por príncipes, duquesas, marqueses e condessas que não deixará indiferente quem o ler.




Em estrelas: 4¸.•☆



A Autora:
  • Matilda Wright nasceu em Londres, em 1968. Estudou Literatura Inglesa em Cambridge e vive com o marido na região de Cúmbria, no Norte de Inglaterra, onde criam cavalos. Têm quatro filhos que, de vez em quando, também vivem lá em casa.
  •  Aposta Indecente, agora editado pela Livros d’Hoje, é o primeiro dos seus romances a ser publicado, dos muitos que tem escrito desde os seus tempos de Universidade, sem nunca os ter mostrado a nenhum editor.

2 Responses to “Aposta Indecente - Matilda Wright [Opinião]”

  1. Vanessa Gois says:

    Aaaaaahhh e esses contos românticos que fazem qualquer leitor explodir em emoções *.* adorei a resenha, tá ai um livro que me chamou a atenção!!
    Acho que vou comecar por aqui: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Aposta-Indecente

  2. Alembrei do c ac ai na ㅛ nㄷã0
    R e pouSo no E $pirit o

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License