Passatempos:

A Ameaça - Ken Follett [Opinião]


.

A Ameaça
Uma leitura que se começa e não se consegue interromper.
de Ken Follett   

Edição/reimpressão: Maio de 2011
Editor: Editorial Presença
Páginas: 352
ISBN: 978-972-23-3696-3
Colecção:  Minutos Contados, n.º 3

SinopseUnanimemente considerado um dos mestres actuais do policial, Ken Follett tem a capacidade única de, a cada novo romance, reinventar o próprio thriller. Em A Ameaça, um poderoso agente antiviral desaparece misteriosamente das instalações da Oxenford Medical, uma empresa farmacêutica que está a desenvolver um antivírus para uma das mais perigosas variedades do Ébola. Quem o poderá ter roubado? E com que obscuras intenções? Toni Gallo, responsável pela segurança da empresa, está profundamente consciente da terrível ameaça que o seu desaparecimento pode significar. Mas o que Toni, Stanley Oxenford, o director da empresa, e a própria polícia vão encontrar pela frente é um pesadelo capaz de ultrapassar os seus piores receios… Traições, violência, heroísmo e paixão num thriller absolutamente brilhante.



Ponto de Vista: Ken Follett é um autor mundialmente conhecido e reconhecido, e a sua escrita tem-me despertado imensa curiosidade, tanto pelo seu lado mais histórico como pela ficção. Mas a minha primeira escolha acabou por recair neste thriller que já vai na 9ª edição e que por cá tem merecido as melhores críticas.

“Tudo aquilo raiava a loucura. Mas o mundo estava louco.” 

Em A Ameaça, a morte de um dos funcionários da Oxenford Medical, uma conceituada empresa farmacêutica, veio abalar a estrutura de segurança a cargo de Toni Gallo, uma experiente ex-polícia. Só que ela não podia prever que nas vésperas de Natal, uma situação ainda mais grave acontecesse: o roubo da amostra de um dos vírus mais mortais de que há memória.

“Só podia haver uma razão para alguém comprar o Madoba-2: o desejo de fazer um grande número de vítimas.”

Mas um mal nunca vem só, e quando Toni decide comunicar o sucedido ao director da empresa, Stanley Oxenford, descobre que o mentor do roubo foi o próprio filho de Stanley, que levado pelo desespero das dívidas de jogo que contraiu vê-se num caminho sem retorno. A realidade não podia ser mais devastadora e atinge toda a família de Stanley, que se vê envolvida em interesses, mágoa e perdas irreparáveis, e que só pela bravura de alguns conseguirá manter-se viva.

“Os dados estavam lançados, arriscara uma aposta e agora não havia mais nada a fazer a não ser ganhar ou perder.”

Cada personagem é bem caracterizada, com uma personalidade única e, de uma forma ou de outra, tem um papel a desempenhar no desenvolvimento da história, mas sem dúvida, os que me conquistaram pela sua coragem e rebeldia foram os adolescentes Craig e Sophie, os verdadeiros heróis da história, pois perante uma situação de desespero onde toda a família corre risco de vida enfrentam armas e criminosos.
A parte principal da acção passa-se num curto período de dias, e a sensação que se tem é que tudo acontece em câmara lenta, como se fosse ao minuto, nenhum pormenor é descurado, e se por um lado a nossa imaginação dificilmente pode fugir ao que está escrito por outro também se vai perdendo o entusiasmo inicial pois sentimos que tudo demora demasiado para acontecer.

No entanto, e mesmo a ter ficado um pouco aquém das minhas expectativas, continuo a achar que foi uma óptima leitura pois os vários temas que se encontram enredados em toda a história, como a morte de animais em prol da ciência, um vírus letal ser utilizado como uma arma, o vício do jogo, os dramas familiares ou o amor em qualquer idade, torna-a realmente singular.
Facilmente se denota que Ken Follett possui uma escrita madura, pensada e justificada, e que construiu uma história para fazer o leitor reflectir numa série de questões que se levantam após a leitura, e talvez fosse um livro para se encaixar mais num romance que propriamente num thriller, pois a maior ameaça acaba por não ser o vírus Madoba-2, mas algo muito mais pessoal.

A Ameaça é uma história essencialmente familiar, onde todos têm os seus segredos e as suas fraquezas, sendo um bom livro para quem queira descobrir a escrita do autor ou que procure ler um thriller mais ligeiro mas igualmente intrigante.


Em estrelas: 4¸.•☆



Passando por outras páginas...

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License