Passatempos:

Amigos com Alma - Jenny Smedley [Opinião]


.

Amigos com Alma
Quem já sofreu um dia o terrível desgosto de perder um animal de que gostava muito sentir-se-á reconfortado com este livro fascinante.
de Jenny Smedley   

Edição/reimpressão: Janeiro de 2011
Editor: Quinta Essência
Páginas: 232
ISBN: 9789898228444

SinopseDesde os dois anos que Jenny Smedley descobriu que tem o dom da empatia e da comunicação com animais. Tomou consciência de que toda a vida no planeta se encontra interligada e de que a vida humana e a dos animais estão inextricavelmente ligadas. Este livro notável fala-nos dos laços poderosos que existem entre o mundo dos seres humanos e o dos animais e relata-nos casos de animais que:

• Revisitam os donos após terem morrido para os consolar.
• Apareceram a tempo para avisar de perigo ou proteger os donos, tal como o faziam na vida.
• Morreram e depois regressaram - por vezes reencarnados, para poderem estar novamente com os donos e, por vezes, transferindo o seu espírito para um outro animal.
• Trouxeram mensagens do mundo espiritual, vindas dos entes queridos dos donos.
• Conseguem ver o mundo dos espíritos.



Ponto de Vista:
“As histórias estão mais repletas de exemplos da fidelidade dos cães que da dos amigos.”
- Alexander Pope -

Esta não é uma história com princípio, meio e fim, onde procuramos chegar a um final compensador para todas as personagens.
Esta é sim, uma história construída por cada um de nós, pelas nossas vivências e pela partilha do nosso espaço com outros seres que nos acompanham ao longo de vários anos da nossa vida, falo por isso dos nossos extraordinários animais de estimação, e até daqueles que apenas contemplamos na natureza.

“Os animais foram o meu primeiro amor. A sua pureza de espírito e a constante capacidade de amar incondicionalmente fizeram-me desejar muitas vezes, quando era jovem, um mundo totalmente povoado apenas de animais. Os animais não julgavam e reagiam comigo com espírito aberto e honestidade.”

Em Amigos com Alma encontramos vários testemunhos de pessoas que partilharam momentos únicos com os seus animais, presenciando uma ligação que transcende a simples relação quotidiana, percebendo a capacidade que eles têm de comunicar connosco espiritualmente.
São-nos dadas mostras de que os animais possuem alma e que ela evolui ao longo do tempo, e que também eles vêm ao mundo com uma missão, seja ela de protecção, de companhia ou para nos dar uma lição de humanidade.

“Quando estamos com os nossos animais, é preciso lembrarmo-nos que eles pensam, sentem emoções e tomam decisões por si próprios baseadas nas suas experiências e compreensão – tal como nós!”
In Posfácio, por Val Heart

Foram vários os momentos em que dei por mim à beira das lágrimas, não pelas capacidades que os animais demonstraram ter nas mais variadas situações, mas sim pela lembrança daquilo que eles nos dão em vida e pelo vazio que deixam quando partem.
É um livro que levanta questões que para os mais cépticos (grupo em que me insiro) podem não passar de embustes, mas que também, com toda a certeza, nos farão pensar em muitas situações pelas quais já passámos com os nossos animais, inundando-nos de nostalgia e emotividade.

“Quando sentimos um grande desgosto, os nossos animais conseguem dar-nos imenso consolo apenas por estarem ao pé de nós.”

Este não é um livro para todos, mas para quem quer abrir horizontes e encarar outras formas de interagir com os animais, na esperança de que a passagem deles por esta vida seja compreendida e feliz.

“Respeite e reconheça os animais como seres inteligentes que partilham consigo o planeta e o espaço.”
In Posfácio, por Val Heart


Em estrelas: 3*

[Aparte...]A capa é lindíssima, cheia de ternura.
Quanto ao conteúdo, é certo que achei os testemunhos um pouco mais do mesmo, e que na hipótese da autora e outras pessoas que dizem ter o dom de comunicar com os animais existir, este deveria ser utilizado para os ajudar realmente, e talvez ao estilo do Dr. Dolittle, encontrarem na medicina veterinária o que faltaria para que esta ajuda pudesse ser completa.
E, apesar de a história não se ter revelado bem o que eu esperava, será um livro que vou guardar com apreço.

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License