Passatempos:

Agatha Christie (1890-1976)


.




"Eu gosto de viver. Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente feliz, dilacerada pelo sofrimento, mas diante disso tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva é uma coisa grandiosa."

(Agatha Christie)




Agatha May Clarissa Mallowan nasceu a 15 de Setembro de 1890 em Torquay - Inglaterra e faleceu a 12 de Janeiro de 1976 na sua casa em Wallingford de causas naturais, mas o nome pelo o qual todos nós a conhecemos é Agatha Christie, uma pioneira no romance policial britânico e autora de várias dezenas de livros, sendo dos mais traduzidos em todo o mundo, rivalizando apenas com as obras de Shakespeare e com a Bíblia.


O que nos deixou...

Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, entre outros títulos,
é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, peças de teatro e outros escritos não publicados.
Os conhecimentos que adquiriu enquanto foi enfermeira voluntária da Cruz Vermelha durante a guerra foram essenciais para a escrita dos seus romances, uma vez que muitas vezes as vítimas morriam envenenadas.
Agatha foi pioneira ao fazer com que os desfechos dos seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.


Criou os famosos personagens Hercule Poirot, o detective belga com as suas prodigiosas celulazinhas cinzentas no cérebro e o seu feitio peculiar e extravagante, Miss Marple, uma solteirona simpática, observadora sagaz e tão cerebral quanto o detective belga, entre outros.


Para mim...

É, sem dúvida, a autora por quem nutro mais carinho, para além de ser especialista no género literário que mais gosto, é também no meu imaginário, uma espécie de avó contadora de histórias mirabolantes, cheias de mistério e muita sabedoria, com um profundo conhecimento da psique humana.
E por isso mesmo, não poderia deixar passar esta data em branco sem deixar aqui a minha modesta homenagem pelos seus 120 anos de nascimento. 

"A melhor hora para planejar um livro é enquanto se lava a louça."
                                                             (Agatha Christie)

Fontes:

2 Responses to “Agatha Christie (1890-1976)”

  1. Susana Mendes says:

    Já há muito tempo que não leio nada da Agatha Christie, embora quando andava na escola tenho memória de ter lido vários livros de sua autoria.
    As histórias do Poirrot são óptimas contudo, talvez a série não fizesse jus ao imaginário misterioso das intrigas e mortes que davam o mote ao enredo.
    Um dos livros mais entusiasticos que li dela, na minha opinião, foi "And then there were none" que em português tem vários titulos: As dez figuras negras, O convite para a morte, E não sobrou nenhum... Enfim, li a versão original em inglês e realmente é um livro fantástico que recomendo aos fãs de Aghata Christie que assim se tornou imortal!

  2. Bom, são comentários destes que me deixam sem palavras...

    É uma grande falha minha ainda não ter lido o livro mais aclamado de Agatha Christie - As dez figuras negras! Mas ele aguarda-me na minha prateleira pacientemente.
    Novidade!? Só posso acrescentar que sendo um dos seus melhores livros ele será transposto para filme, novamente, no próximo ano, com a promessa de ser mais fiel à história escrita, vamos aguardar... E quem sabe será mais uma das nossas sessões de cinema!?...

Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License