Passatempos:

O Alquimista – Paulo Coelho [Opinião]


.

O Alquimista (Ed. Compacta)
de Paulo Coelho

Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 160
Editor: Pergaminho
ISBN: 9789727116966
Colecção: Obras de Paulo Coelho

SinopseQuando alguém quer uma coisa, todo o Universo conspira para que possa realizá-la.De tempos a tempos, surge um livro que muda a vida dos seus leitores para sempre.
O Alquimista é um desses clássicos modernos, a par de obras como o Principezinho, de Saint-Exupéry, e Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach. Os mais de 500 000 exemplares vendidos em Portugal, e mais de 27 milhões em todo o mundo, firmaram a consagração literária de Paulo Coelho como um dos grandes autores do nosso tempo.
Conta a história de Santiago, um pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera - um tesouro enterrado sob as pirâmides. Nesta viagem, conhece uma jovem cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista, que o vão ajudar na sua busca. Ninguém sabe exactamente o que é um tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. O Alquimista recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e ouvir a voz do coração.




Ponto de Vista: Já foi há algum tempo que li este livro, e apesar de ter uma vaga ideia da história e de ter achado na altura que deste livro era possível tirar uma lição, agora senti necessidade de o reler não sei dizer porquê, mas algum motivo tive, talvez porque precisasse relembrar algumas lições de vida.
Não vou dizer que sou fã de Paulo Coelho, até porque só li dois dos seus livros, e não sei muito bem onde encaixar a sua escrita, que anda entre o romance e a espiritualidade, e que não passa por grandes narrativas, mas este livro transmite-me alguma coisa, talvez por eu valorizar demasiado os animais, os sentimentos, e a busca por aquilo que nós achamos que nos fará felizes, sendo estes os pontos principais desta história.

Contemplar um rebanho é algo que nos enriquece tanto como as palavras, porque podemos ver como os animais vivem em “sociedade”, já para não falar dos sentimentos que nos transmitem que são puros e sinceros até mesmo quando só nos vêem como um meio para obter alimento, não existe falsidade, tão típico dos humanos!…

“As ovelhas, entretanto, tinham ensinado uma coisa muito importante: que havia uma linguagem no mundo que todos compreendiam, (…). Era a linguagem do entusiasmo, das coisas feitas com amor e com vontade, em busca de algo que se desejava ou em que se acreditava.”

A história centra-se por isso num Pastor que apesar de levar uma vida simples e, de certa forma, plena, sentia o apelo de um sonho.
E após se encontrar com algumas pessoas, ganha coragem para ir em busca desse sonho, e é nesta busca que ele se dá conta da importância das coisas, dos actos, das pessoas, dos sentimentos, da vida…

“No presente é que está o segredo; se você prestar atenção no presente, poderá melhorá-lo. E se você melhorar o presente, o que acontecerá depois também será melhor. Esqueça o futuro e viva cada dia da sua vida (…).”

É uma história na sua essência simples que se assemelha a uma fábula, mostrando-nos aquilo que já todos vimos/sentimos e que por vezes nos esquecemos, e que é sempre bom relembrar para que a nossa vida não seja apenas uma mera passagem.
Acho que nem todas as pessoas devem apreciar este tipo de narrativa, mas se gostarem de fábulas e daquilo que podemos extrair delas, devem ler O Alquimista.

Em estrelas: 4{

Artigos a destacar:


E já que a ocasião o permite, deixo aqui também uma singela homenagem às minhas meninas que fizeram parte de alguns anos da minha vida e que me deram muito mais a mim que eu a elas, e podem estar certas de que NUNCA serão esquecidas e que a saudade vai estar sempre presente!...
E apesar de não saberem ler, aqui fica o meu mais sincero obrigado pela amizade, carinho, humildade, coragem, persistência, humanidade, por tudo o que me transmitiram que foi imenso…


Your Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License