- Fonte - |
“Alguns títulos podem ter superado os livros destacados em número de cópias produzidas, mas como um grande número deles não foi vendido, assumimos que grande parte deles não chegou a ser lida”, como se explica na imagem.
É bastante curioso ver quais são as preferências literárias a uma escala mundial, denotando-se numa primeira perspectiva a importância da religião, e posteriormente, o peso da fantasia com a saga Harry Potter, O Senhor dos Anéis e Crepúsculo.
E mesmo com a crítica pouco abonatória em relação aos livros de Paulo Coelho, vemos uma das suas obras conotadas como espirituais/auto-ajuda, O Alquimista (1988), que retrata a história de um pastor que empreende uma viagem em busca de respostas para a vida, ser uma das mais lidas no mundo, número no qual também me incluo, apesar de não ser grande apreciadora do género.
O mesmo se pode dizer da escrita de Dan Brown, que se viu catapultado para o sucesso com o romance policial/thriller O Código Da Vinci (2003), talvez um dos factores principais para que tal ocorresse tivesse sido a polémica que causou entre cristãos e também por tocar em pontos da história que suscitam curiosidade a um grande número de pessoas. A verdade é que, uns por curiosidade, outros por crítica, ele foi lido em grande escala, e na minha opinião, pois sou apreciadora dos livros do autor, acho que mesmo com algumas incoerências nos factos históricos que possa ter, e com um género de personagens e história comuns na literatura, ele consegue entreter o leitor e deixá-lo sempre aguçado em relação ao que o espera.
E Tudo o Vento Levou (1936) é um clássico, um romance intemporal, talvez seja isso que o faça constar desta lista, assim como O Diário de Anne Frank (1947), uma história em forma de diário, que comoveu o mundo, escrita pela mão de uma criança que viveu os horrores da Segunda Guerra Mundial e que teve o triste destino do Holocausto.
»» Será que vocês também fazem parte destes números? Que livros dos que constam da lista já leram? E o que têm a dizer sobre essa leitura?
Olá Martinha, voltaste em força... Que bom!
Acho que faço parte, sim!
Bíblia - Ando há anos de certo modo a "estudá-la", bem como aos livros sagrados da outras principais religiões...
Harry Potter, li 3 que eram da minha filha. Achei giro, mas chegaram, são bons para miúdos, daí terem tido tanto sucesso! Puseram muitos miúdos a ler o que já de si é fantástico.
Código da Vinci. Quem não leu? Faz parte do género literário que gosto, embora ache que ele tem melhores: "Deuses e Demónios" por exemplo. Mas tem o mesmo mérito de Harry Potter: pôs a ler muita gente que se calhar nunca teria pegado num livro...
E tudo o vento levou... Não há muito a dizer: É um clássico! Na minha lista "A reler"
O Alquimista, foi dos que mais gostei na altura à excepção do "diário de um Mago", mas agora cansei de Paulo Coelho!
O Diário de Anne Frank. Há alguém que o não tenha lido?! A visão de uma criança sobre um acontecimento tão brutal e que mudou o mundo e que NUNCA deveremos esquecer para que se não repita?
Não li Mao Tse Tung nem Napoleon Hill... :(
O senhor dos anéis, não li, só vi o 1º filme.Não gostei, demasiada fantasia para meu gosto!
Pediste a nossa opinião, cá está a minha, extensa como sempre e sem ter dito tudo.
Mas acho que estou incluída nos números apresentados. Li quase tudo...
Ñ nhã Magui, ñ voltei...
Apenas achei esta notícia interessante e apeteceu-me 'filosofar' sobre ela, até pq tb tenho curiosidade em saber o q outras pessoas pensam sobre estes livros.
Gostei de saber a tua opinião sobre o tema, e ñ foi nada extensa!...
Olá Marta! É mais fácil dizer quais os que não li: Mao Tse Tung, "Think and grow rich" e "Lord of the rings" (vi os filmes). Dos constantes da lista, o meu preferido é "E tudo o vento levou". E mesmo tendo visto o filme, chorei que me fartei... ia limpando as lágrimas e virando as páginas. Para quem não leu, não é um livro triste, simplesmente comoveu-me.
Beijinhos, prima