Este gráfico ilustrativo dos 10 livros mais lidos do mundo foi criado pelo designer americano
Jared Fanning e baseia-se no número de livros impressos e vendidos nos últimos 50 anos.
“Alguns títulos podem ter superado os livros destacados em número de cópias produzidas, mas como um grande número deles não foi vendido, assumimos que grande parte deles não chegou a ser lida”, como se explica na imagem.
É bastante curioso ver quais são as preferências literárias a uma escala mundial, denotando-se numa primeira perspectiva a importância da religião, e posteriormente, o peso da fantasia com a saga
Harry Potter,
O Senhor dos Anéis e
Crepúsculo.
E mesmo com a crítica pouco abonatória em relação aos livros de Paulo Coelho, vemos uma das suas obras conotadas como espirituais/auto-ajuda,
O Alquimista (1988), que retrata a história de um pastor que empreende uma viagem em busca de respostas para a vida, ser uma das mais lidas no mundo, número no qual também me incluo, apesar de não ser grande apreciadora do género.
O mesmo se pode dizer da escrita de Dan Brown, que se viu catapultado para o sucesso com o romance policial/
thriller O Código Da Vinci (2003), talvez um dos factores principais para que tal ocorresse tivesse sido a polémica que causou entre cristãos e também por tocar em pontos da história que suscitam curiosidade a um grande número de pessoas. A verdade é que, uns por curiosidade, outros por crítica, ele foi lido em grande escala, e na minha opinião, pois sou apreciadora dos livros do autor, acho que mesmo com algumas incoerências nos factos históricos que possa ter, e com um género de personagens e história comuns na literatura, ele consegue entreter o leitor e deixá-lo sempre aguçado em relação ao que o espera.
E Tudo o Vento Levou (1936) é um clássico, um romance intemporal, talvez seja isso que o faça constar desta lista, assim como
O Diário de Anne Frank (1947), uma história em forma de diário, que comoveu o mundo, escrita pela mão de uma criança que viveu os horrores da Segunda Guerra Mundial e que teve o triste destino do Holocausto.
»» Será que vocês também fazem parte destes números? Que livros dos que constam da lista já leram? E o que têm a dizer sobre essa leitura?