Passatempos:

Archive for Dezembro 2011

Compras do mês de Dezembro... [2011]


.

Bom, Dezembro, o último mês do ano, é também o mês das compras, e eu não consegui fugir à regra por muito que tenha tentado, então o número de adquiridos subiu consideravelmente e estes foram os que vieram para a prateleira…





E os dois últimos que faltavam para a colecção do James Rollins:



Para 2012, gostava imenso de comprar menos e ler mais, pois começo a ter demasiados livros em espera, e às vezes penso que poderei estar a perder histórias excepcionais e que posso deixar passar a oportunidade de as conseguir ler, isso entristece-me pois estão tão próximos de mim e não lhes dou uma chance…
A ver vamos como vou conseguir gerir o meu tempo e os meus desejos neste novo ano…

Breve História de Amor - Tiago Rebelo [Opinião]


.


Breve História de Amor

de Tiago Rebelo   

Edição/reimpressão: Novembro de 2011
Editor: Asa
Páginas: 168
ISBN: 9789892316574

SinopseBreve História de Amor é o desfile de retratos autênticos sobre relações quotidianas. Caminhos do acaso que levam homens e mulheres a cruzarem os seus destinos, por vezes, nas circunstâncias mais surpreendentes. Pessoas que se encontram, ou se reencontram, que se unem ou se separam, sentimentos intensos e irreprimíveis que determinam as suas vidas e alteram bruscamente e sem aviso os seus destinos. Através de uma descrição intensa e cirúrgica, Tiago Rebelo conduz-nos aos pensamentos mais íntimos das personagens que tantas vezes se confundem com os nossos. Autor de romances bem conhecidos do público, como O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda ou Uma Noite em Nova Iorque, Tiago Rebelo oferece aos leitores a versão original das melhores histórias publicadas ao longo de mais de um ano na revista Domingo, do Correio da Manhã, e ainda o conto inédito Amores Indeléveis.



Ponto de Vista: Este é um pequeno livro recheado de amor que não se lê, sente-se, pois também nós de uma forma ou de outra fazemos parte dele.

"Nos dias de hoje, a felicidade é uma obrigação, talvez porque as pessoas não se sentem atraídas pela infelicidade alheia."

Assim, o que vamos encontrar em Breve História de Amor é uma compilação de pequenas histórias (na sua maioria já publicadas na revista Domingo do Correio da Manhã) em que a personagem principal é, precisamente, o amor vivido por homens e mulheres sem nome, e que poderiam ser qualquer um de nós, a viver uma história que também poderia ser a nossa.

"Encontram-se em ruas secretas nos intervalos dos dias, procuram-se a cada oportunidade da vida."

Entre encontros, desencontros e reencontros da vida somos guiados por sentimentos e circunstâncias que nos levam a estar onde e com quem não esperávamos ou desejávamos, ou vice-versa, e é nesse preciso momento que, intencionalmente ou não, se fazem escolhas que, muitas vezes, alteram por completo o rumo do nosso caminho, caminho esse que nem sempre tem um retorno…

"A distância é uma coisa boa, mas não chega. Pode ter vindo para longe, mas as recordações dolorosas vieram com ela, porque a memória não se desliga como o telemóvel ou o computar. A tristeza, a desilusão, só esmorecem com o tempo, sabe-o bem, mas isso não a ajuda mais."

O que sentimos com esta leitura é uma espécie de lufada de esperança de encontrar o amor em quem e onde menos esperamos, simplesmente porque ele faz parte de nós, mesmo que muitas vezes duvidemos dele, que muitas vezes nos magoe, sem ele seriamos corpos vazios, sem qualquer vestígio de calor humano.
É o amor e, mais precisamente, a busca por ele, que nos alimenta e nos faz viver, porque o ser humano na sua complexidade é tão simples como qualquer outro animal, que apenas procura atenção e companhia.

"Ao início da noite eram duas almas toldadas pelos seus fracassos pessoais, pelos casamentos falhados. Porém, ao final da noite são duas pessoas surpreendidas e com esperança no dia seguinte."

E, mesmo a ser um autor já com alguns romances publicados e reconhecidos pelo público, este é o primeiro livro que leio de Tiago Rebelo, e posso dizer que fui surpreendida pela fluidez e simplicidade da sua escrita, que logo à partida torna qualquer história acessível a qualquer leitor, ao mesmo tempo que nos impele a ler mais, que é o que farei com toda a certeza.

Se procuram um livro para ler sem pressa nem prazo, e que apele ao coração e à reminiscência, encontrarão em Breve História de Amor a escolha certa.


Em estrelas: +3¸.•☆


»» Mais uma vez deixo aqui o meu enorme OBRIGADO à Maria João por esta oferta tão especial…




E aproveito para lembrar que está a decorrer até ao final do próximo mês de Janeiro um desafio literário em parceria com a Asa e o autor Tiago Rebelo intitulado «Breve História de Amor», em que o mote é precisamente escrever uma breve história de amor. 
Inspirem-se nesta época festiva que estamos a viver e escrevam a vossa breve história de amor.
Para saber mais basta clicar aqui.

Passando por outras páginas...

Resultado do Passatempo - "As Minhas Montanhas" de Roberto Leal [Livros d'Hoje]


.



Aqui fica o resultado do último passatempo do Clorofórmio do Espírito que contemplará um vencedor com um exemplar de As Minhas Montanhas de Roberto Leal, gentilmente cedido pela Livros d'Hoje, agradecendo desde já por todas as participações obtidas (92).





Vamos então aos resultados:

Questão: Roberto Leal foi o vencedor de que programa?
«O Último a Sair» (RTP1)   (0 respostas erradas ou incompletas)

Questão: Roberto Leal precisava de fazer um acerto de contas com…
1ª opção = …o país que o viu nascer.    (8 respostas erradas)

Questão: Um percurso de fé e amor conduzido pela sua alma, que o levou a um lugar de paz e esperança.
1ª opção = Verdadeiro    (26 respostas erradas)

Questão: Quem escreveu o prefácio deste livro?
Bruno Nogueira   (0 respostas erradas ou incompletas)


Sendo assim, só falta mesmo o nome do vencedor*:

    » 43 = Eloisa Maria Gonçalves Louceiro - Setúbal

*O sorteio é feito com a ajuda do random.org (adaptado ao meu blog) que,
de forma aleatória, me permite saber qual o número vencedor de entre as participações validadas.

Parabéns! Espero que As Minhas Montanhas lhe traga bons momentos de leitura. Resta-me aguardar, posteriormente, por um feedback da sua parte.

E, para os que não venceram, agradeço, mais uma vez, pela participação e não deixem de tentar a vossa sorte!...

Amigos Influentes - Donna Leon [Opinião]


.


Amigos Influentes

de Donna Leon   

Edição/reimpressão: Março de 2006
Editor: Editorial Presença
Páginas: 220
ISBN: 972-23-3530-8
Colecção:  O Fio da Navalha, n.º 85

SinopseEste é o nono romance da série policial protagonizada pelo Commissario Brunetti, que a Presença tem vindo a publicar nesta colecção. Brunetti é visitado em sua casa por um jovem burocrata que vem pôr em questão a existência legal da casa onde há tantos anos vive com Paola e os dois filhos. Como qualquer veneziano, mesmo sendo polícia, Brunetti pensa em recorrer à influência de pessoas bem colocadas que o possam ajudar... O tempo decorre e Brunetti vai esquecendo o assunto, quando recebe um telefonema do mesmo homem, que pretende encontrar-se com ele para lhe comunicar uma informação que claramente o aterroriza. Entretanto, o jovem aparece morto em consequência de um plausível acidente, mas o Commissario sabe que algo de muito grave se está a passar. Obra vencedora do Crime Writers’ Association Macallan Silver Dagger para ficção.



Ponto de Vista: Depois de ter tido a primeira experiência com Donna Leon em Pedras Ensanguentadas, em que fiquei um pouco desiludida com a história, achei que deveria dar mais uma oportunidade à autora.

Em Amigos Influentes não podíamos deixar de encontrar, como em todas as histórias de Donna Leon, o comissário Guido Brunetti e a sua família num enredo de amizades, influências e corrupção, onde o desespero pode levar aos actos mais irracionais pondo em causa tudo o que se conseguiu conquistar durante uma vida.

“A realidade estava lá, maleável e obediente: uma pessoa só tinha de puxá-la para cá, empurrar um bocadinho para acolá, e dar-lhe a forma de qualquer imagem possível. Ou, se a realidade fosse insubmissa, bastava apontar os canhões do poder e do dinheiro e abrir fogo. Tão simples, tão fácil.”

Veneza está longe de ser uma cidade exemplar, e nem mesmo Brunetti está livre de ilegalidades. Ao receber a visita de Franco Rossi, um funcionário da Ufficio Catasto, Brunetti fica a saber que provavelmente a sua casa de tantos anos foi construída ilegalmente, e na ausência de documentação a comprovar o contrário corre o risco de ser demolida por se encontrar num prédio histórico, algo que Brunetti terá evitar a todo o custo.
Entretanto, o tempo vai passando, e só quando Brunetti volta a ser contactado por Rossi, se recorda do que os levou a conhecer-se, mas desta vez Rossi pretende apenas revelar algo ao comissário, o que acaba por não acontecer, pois ao fim de alguns dias Brunetti descobre que Rossi faleceu de uma estranha queda num prédio devoluto.
A partir daqui, Brunetti, num misto de curiosidade e desconfiança, dá início a uma investigação que está muito para além desta morte aparentemente acidental. Como num puzzle, a pouco e pouco, quase todas as peças se vão encaixando, e Brunetti percebe que à vista de todos se gere um negócio bastante lucrativo para alguns, onde os agiotas e o tráfico de droga imperam, e sem que nada se faça para alterar isso…

“Estava a fazer a pergunta e já a sentir o peso da absurdeza de tudo aquilo: como se provava a existência da realidade?”

Mas se em Pedras Ensanguentadas não senti grande empatia por Brunetti, pois pareceu-me um pouco vazio de personalidade, neste livro Brunetti acabou por se revelar numa pessoa mais madura e sensitiva, ultrapassando a sua postura normalmente fechada e pouco sensível, destacando o seu sentido de justiça como o caminho certo a percorrer, e que vê na família o seu ponto de equilíbrio.

“Depois do jantar, ele estendeu-se no sofá, acalentando a esperança de que arranjaria forma de manter a paz familiar e que os terríveis acontecimentos com que os seus dias eram preenchidos jamais lhe cercariam o lar.”

Nesta história, aparte de algumas pontas soltas e um certo desfasamento no desenrolar da história, Donna Leon mostra-nos Veneza, por entre canais e ruas, apelando o leitor para temas actuais, que na maioria das vezes são notícia em qualquer jornal, e que por isso, talvez, acabem por se tornar para nós indiferentes, só que é extremamente importante não os esquecer pois se ambicionamos uma sociedade onde impere a justiça e os valores precisamos perceber que situações como as que são apresentadas nesta história têm de deixar de ser uma realidade e passem a sê-lo apenas ficção.

Amigos Influentes é, por isso, um romance policial que satisfaz quem procure uma leitura ligeira que leve a ponderar nos caminhos que todos nós temos de tomar um dia e nas escolhas que fazemos para ultrapassar o que vai surgindo no nosso trajecto.


Em estrelas: -4¸.•☆



Passando por outras páginas...




» Página oficial de Donna Leon

» Pedras EnsanguentadasDonna Leon [§Opinião]

Resultado do Passatempo - Pack Especial Natal da Quinta Essência


.






Aqui fica o resultado do passatempo especial Natal, numa parceria entre o Clorofórmio do Espírito e a Quinta Essência, que contemplará dois vencedores com um pack composto por um exemplar de 3º Grau de James Patterson e mais um de O Beijo da Meia-Noite de Lara Adrian, gentilmente cedido pela Quinta Essência, agradecendo desde já por todas as participações obtidas (110).





Vamos então aos resultados:

»»Relativo a O Beijo da Meia-Noite de Lara Adrian...

Questão: Depois de assistir a um brutal assassinato, Gabrielle vê-se envolvida num misto de…
1ª opção = …dúvida e medo.    (3 respostas erradas)

Questão: Cada vez mais envolvidos num amor doentio e quase impossível, Lucan rejeita Gabrielle, porquê?
3ª opção = Para a proteger de uma vida cercada pelo perigo e pela morte.    (1 resposta errada)

Questão: Esta é uma história que nos arrebata pela intensidade de sentimentos e emoções com que somos atingidos, e que rapidamente se torna numa leitura viciante pelo magnetismo que este mundo sombrio e envolto em extrema sensualidade e erotismo desperta em nós.
(Por ser uma questão dúbia, optei por não a incluir nos resultados)

Questão: Quais os outros títulos de Lara Adrian já publicados pela Quinta Essência?
O Beijo Carmesim e Despertar da Meia-Noite   (17 respostas erradas ou incompletas)


»»Relativo a 3º Grau de James Patterson...

Questão: Quantos anos tem a detective Lindsay Boxer?
3ª opção = Trinta e seis anos    (5 respostas erradas)

Questão: Quantos cadáveres havia na casa que explodiu?
2ª opção = Três cadáveres    (48 respostas erradas)

Questão: No que reparou Lindsay depois da explosão?
3ª opção = Numa mochila vermelha     (2 respostas erradas)

Questão: Em que ano James Patterson publicou a sua primeira obra?
Patterson publicou a sua primeira obra em 1976    (1 resposta errada)


Sendo assim, só falta mesmo o nome dos vencedores*:
    » 12 = Maria de Lurdes Branco dos Reis - Aveiro
    » 45 = Teresa Cardoso de Lemos Rosado Pereira - Lisboa

*O sorteio é feito com a ajuda do random.org (adaptado ao meu blog) que,
de forma aleatória, me permite saber qual o número vencedor de entre as participações validadas.

Parabéns! Espero que este pack vos traga bons momentos de leitura. Resta-me aguardar, posteriormente, por um feedback da vossa parte.

E, para os que não venceram, agradeço, mais uma vez, pela participação e não deixem de tentar a vossa sorte!...


»» Por curiosidade, aqui ficam algumas opiniões de quem já leu  livros dos autores levados a passatempo:


Com uma adaga na mão e a vingança na mente, a bela Elise Chase percorre as ruas de Boston em busca de vingança contra os Renegados que lhe arrebataram tudo o que amava. Fazendo uso de um extraordinário dom psíquico, ela localiza as presas, consciente de que o poder que possui pode destruí-la. Tem de aprender a dominar o seu dom, e para isso pode apenas pedir ajuda a um homem: Tegan, o mais letal dos guerreiros da Raça. Tegan, que não é alheio à perda, conhece a dor de Elise. Sabe o que é a fúria, mas quando mata os inimigos só há gelo nas suas veias. É perfeito no seu autodomínio até que Elise lhe pede ajuda para a sua guerra pessoal. Forja-se entre eles uma aliança - um vínculo que os unirá pelo sangue - e os mergulhará numa tempestade de perigo, de desejo e das mais sombrias paixões do coração.


«Já li O Despertar da Meia Noite. É um livro absolutamente incrível, que nos faz ficar presos à sua leitura, com fome de descobrir o que se irá passar a seguir.»

- Maria Violeta de Sousa Moreira -



Lindsay Boxer, detective da Brigada de Homicídios da cidade de São Francisco, acaba de receber más notícias: sofre de uma doença rara que pode ser fatal. Decidida a ultrapassar mais este problema, atira-se de corpo e alma ao caso que tem em mãos: o do assassino em série apostado em perseguir e assassinar recém-casados, a quem chamam o «Assassino dos Noivos». Habituada a enfrentar o mundo sozinha, desta vez Lindsay decide escutar a voz do coração: apaixona-se pelo novo parceiro, Chris Raleigh, e recorre à ajuda das amigas para formar uma aliança improvável - O Clube das Investigadoras. Juntando as poucas pistas disponíveis, as amigas identificam o assassino mais aterrador que alguma haviam visto, até que uma cruel reviravolta revela que o caso tem contornos mais complexos e que elas estavam, afinal, enganadas.Ou será que não? Primeira a Morrer é uma história, envolvente e cheia de suspense que mantém os leitores presos até à última página.







«Já li A Primeira a Morrer de James Patterson, e fiquei como que agarrada logo nas primeiras páginas, todos aquele suspense que nos deixa em pulgas para saber o que se irá passar a seguir é muito motivante.»

- Angelina Rosa Nogueira Santos Violante -

Um Feliz Natal para todos!...


.


"Há mais, muito mais, para o Natal do que luz de vela e alegria...
É o espírito da doce amizade que brilha todo o ano.
É consideração e bondade,
é a esperança renascida novamente,
para a paz, para o entendimento,
e para a benevolência dos homens."

Autor Desconhecido

«« »»

Desejo que neste dia não falte alegria e carinho, que todos possamos partilhá-los com aqules que nos são mais queridos, e que não falte um livro como presente.
Mas, desejo, principalmente, que dias destes se repitam ao longo de todo o ano...

"Um Feliz Natal, não hoje, mas o ano inteiro!!"

Hoje começa o Inverno!...


.


"O silêncio do inverno fala mais
do que todas as estações
em perfeita harmonia."

Ana Paula Bleil

Resultado do Passatempo - Pack Especial Natal da Editorial Presença


.





Aqui fica o resultado do passatempo especial Natal, numa parceria entre o Clorofórmio do Espírito e a Editorial Presença, que contemplará um vencedor com um pack composto por um exemplar de O Tempo que já Não Viverei de Fabio Volo e mais um de O Trenó Novo do Pai Natal de Nuno Caravela, gentilmente cedido pela Editorial Presença, agradecendo desde já por todas as participações obtidas (222).






Vamos então aos resultados:

»»Relativo a O Tempo que já Não Viverei de Fabio Volo...

Questão: Lorenzo luta por conquistar o amor de quem?
1ª opção = Do pai e de uma mulher    (1 resposta errada)

Questão: Fábio Volo é autor de outro livro publicado pela Presença, qual é?
O Dia Que Faltava    (1 resposta errada)

Questão: A que colecção pertencem os dois livros do autor publicados pela Presença?
1ª opção = Grandes Narrativas    (1 resposta errada)

»»Relativo a O Trenó Novo do Pai Natal de Nuno Caravela...

Questão: O que se passa com o trenó do Pai Natal?
Está antigo e velho.       (2 resposta errada ou incompleta)

Questão: Com quem foi ter o Pai Natal para o ajudar a resolver a situação do trenó?
Com o Carpinteiro    (2 resposta errada ou incompleta)

Sendo assim, só falta mesmo o nome do vencedor*:

    » 107 = Gonçalo José Santos Gomes - Portimão 

*O sorteio é feito com a ajuda do random.org (adaptado ao meu blog),
que de forma aleatória, me permite saber qual o número vencedor de entre as participações validadas

Parabéns! Espero que estes dois livros lhe tragam agradáveis momentos de leitura. Resta-me aguardar, posteriormente, por um feedback da sua parte.

E, para os que não venceram, agradeço, mais uma vez, pela participação e não deixem de tentar a vossa sorte!...

Passatempo - "Uma Menina de Boas Famílias" de Elizabeth Edmondson [Asa]


.

A partir de hoje e até dia de Reis, 6 de Janeiro às 23:59h, o Clorofórmio do Espírito em parceria com a Asa, irá premiar com UM exemplar de Uma Menina de Boas Famílias de Elizabeth Edmondson, num passatempo um pouco diferente do habitual...






Desta vez o que será proposto aos participantes é que se inspirem nos vossos presentes e nos nossos estimados livros, e tirem uma fotografia que inclua, pelo menos, um livro e um presente, e muita inspiração!...
A fotografia mais original será a premiada.



Regras de participação:

» A fotografia tem de ser original, enviada para o e-mail: cloroformiodoespirito@gmail.com com o assunto «Passatempo - "Uma Menina de Boas Famílias"» juntamente com o nome e localidade do participante.

» Só será aceite uma participação por pessoa/e-mail e para residentes em Portugal Continental e Ilhas.

» A fotografia premiada será depois publicada no blog e, posteriormente, será contactado por e-mail o vencedor do passatempo para disponibilizar os restantes dados necessários ao envio do livro.

» É importante que CONFIRMEM O E-MAIL com frequência porque é a minha ÚNICA forma de contacto com o vencedor e, ao fim de uma semana, se não obtiver resposta, serei obrigada a fazer uma nova escolha.

"Mina e as Coincidênc​ias" - Convite para Lançamento [Presença]


.

Passatempo - "As Minhas Montanhas" de Roberto Leal [Livros d'Hoje]


.


A partir de hoje e até dia 25 de Dezembro às 23:59h, o Clorofórmio do Espírito em parceria com a Livros d'Hoje, irá sortear UM exemplar de As Minhas Montanhas de Roberto Leal, um vencedor e uma referência, que vai acendendo faróis pela estrada fora, deixando luzes e alertas atrás de si.


Assim, para se poderem habilitar a receber em casa o exemplar gentilmente cedido pela Livros d'Hoje, basta responder e seleccionar as respostas correctas às 4 questões colocadas no formulário.


As respostas poderão ser encontradas aqui.


Boa sorte!


Nota:
» Só será aceite uma participação por pessoa/e-mail e para residentes em Portugal Continental e Ilhas.
» Os resultados serão depois publicados no blog e, posteriormente, serão contactados por e-mail os vencedores do passatempo para disponibilizarem os restantes dados necessários ao envio do livro.
» É importante que CONFIRMEM O E-MAIL com frequência porque é a minha ÚNICA forma de contacto com os vencedores e, ao fim de uma semana, se não obtiver resposta, serei obrigada a sortear outra pessoa.

Resultado do Passatempo - "Tu És o Meu Coração" de Alan Lazar [Casa das Letras]


.


Aqui fica o resultado do último passatempo do Clorofórmio do Espírito que contemplará dois vencedores com um exemplar de  Tu És o Meu Coração de Alan Lazar, gentilmente cedido pela Casa das Letras, agradecendo desde já por todas as participações obtidas (250).








Vamos então aos resultados:

Questão: Esta é a história de Nelson, um cão que se deixa levar...
…pela sua curiosidade e se perde, separando-se assim da sua dona.   (21 respostas erradas ou incompletas)

Questão: Quantos anos esteve Nelson longe de casa?
3ª opção = Oito anos   (2 respostas erradas)

Questão: Que instrumento toca Katey, a primeira dona de Nelson, e o seu Grande Amor?
Piano   (4 respostas erradas ou incompletas)

Questão: Esta história enternecedora é sobre…
2ª opção = …a família, a condição humana e a saudade.   (5 respostas erradas)


Sendo assim, só falta mesmo o nome dos vencedores*:

    » 235 = Luís António Brás  - Canha 
    » 12 = Cristiana Marques Rodrigues - Vialonga

*O sorteio é feito com a ajuda do random.org (adaptado ao meu blog),
que de forma aleatória, me permite saber qual o número vencedor de entre as participações validadas.

Parabéns! Espero que Tu És o Meu Coração lhes traga agradáveis momentos de leitura. Resta-me aguardar, posteriormente, por um feedback da vossa parte.

E, para os que não venceram, agradeço, mais uma vez, pela participação e não deixem de tentar a vossa sorte!...

Escravos do Amor - Kate Pearce [Opinião]


.


Escravos do Amor
O amor de uma mulher, a redenção de um homem
de Kate Pearce   

Edição/reimpressão: Novembro de 2011
Editor: Quinta Essência
Páginas: 292
ISBN: 9789898228680

SinopseSatisfação sexual... Os dez anos como escravo sexual num bordel turco fizeram com que Lorde Valentin Sokorvsky tivesse um insaciável apetite sexual. Agora, chegou a hora de casar, mas encontrar uma mulher que consiga satisfazer os seus luxuriosos desejos representa um autêntico desafio para ele... Até que conhece Sara e tudo em que consegue pensar é em tê-la sob o seu corpo viril, suplicando-lhe que o saboreie e o acaricie. Sedução sensual... Sara Harrison sabe que deveria ficar escandalizada e assombrada pelos atrevidos avanços de Lorde Sokorvsky, mas, ao invés, sente-se secretamente excitada e atraída por aquele homem sensual e sedutor. Escondida atrás da sua calma e das suas maneiras requintadas, encontra- se uma mulher sensual que deseja as carícias íntimas de um homem e anseia ser educada na arte da sensualidade para dar e receber prazer e sucumbir a um louco desejo que não conhece limites.



Ponto de Vista: Este é um daqueles livros que logo de antemão sabemos que a história que contém está longe de passar por um ingénuo romance, e por isso mesmo não devemos ficar chocados com o que poderemos vir a ler…

Escravos do Amor dá início à série «Casa do Prazer», e nesta história começamos por conhecer Lorde Valentin Sokorvsky, um homem, com estatuto social e bem-sucedido nos negócios, que tem tanto de fogoso como de misterioso. Resgatado da escravatura por John Harrison, assim como o seu amigo e cúmplice Peter, sente que tem uma dívida para com John que está a passar por sérias dificuldades financeiras e, por isso, aceita casar com uma das suas três filhas. A sua escolha recai sob Sara, uma jovem com uma personalidade vincada, que ambiciona ser mais que uma simples dama de sociedade.

"Não acreditava no amor, embora soubesse no fundo da sua alma que amava Sara. Agora ela pertencia-lhe e ele lutaria e mataria para ficar com ela."

Este casamento, ao contrário do que se poderia esperar, não é uma obrigação para nenhum dos dois, e rapidamente o desejo que sentem um pelo outro ultrapassa qualquer limite, não se inibindo de viver intensamente todas as suas fantasias e descobrindo novas formas de dar prazer um ao outro.

"Tinha escolhido uma mulher que não tinha medo de aceitar e expressar as suas paixões mais profundas."

Mas Valentin esconde um passado de escravidão, vivido na Turquia, em que o seu corpo era utilizado apenas para dar prazer a outros, e isso é algo que o atormenta e que o mudou enquanto homem. Só que, como uma sombra na sua vida, o passado retorna e põe em risco tudo o que ele lutou para construir, incluindo o sentimento que Sara despoletou nele…

"Sara fazia a ligação entre o passado e o presente e oferecia uma esperança para o futuro."

Não posso dizer que parti para esta leitura com expectativas desmesuradas, e o que senti ao longo de toda a história foi uma, quase total, falta de romance, e de empatia com as duas personagens principais, Sara e Valentim, que não me conseguiram conquistar por completo, por um lado, por Sara ser, inicialmente, desprendida de qualquer tipo de pudor em relação ao sexo, mesmo sendo ela uma mulher com um espírito independente para a época, e por outro, Valentin que só pensa, praticamente, nisso mesmo, o que se torna um pouco excessivo.
Se houvesse um maior desenvolvimento nas vivências e medos de Valentin, assim como nos seus negócios e na parceria com Sara nos mesmos, o enredo tornar-se-ia mais interessante e menos repetitivo, assim como a parte histórica, com um maior destaque para hábitos da sociedade entre outros, o que daria mais conteúdo à história.

Assim, quem pegar neste livro não pode cair na ilusão de que vai encontrar uma terna história de amor, pois a maioria das suas páginas são repletas de muita luxúria, em que nem o mais pequeno pormenor é descurado, e por isso, não é um livro que aconselhe a todos, apenas a quem não se prende nalgum tipo de preconceito e que pretende ser um espectador desta relação íntima e extremamente ousada entre Sara e Valentin.

"Sabia que algo perigosamente agradável a esperava, mas não tinha certeza se desejava aceitá-lo ou fugir."


Em estrelas: -3¸.•☆



Passando por outras páginas...

"Simão, o Fantástico​" - Convite para Lançamento [Presença]


.

Sessões de Autógrafos:

20 Dezembro às 17h30 no Jumbo Mar Shopping
21 Dezembro às 21h30 no Jumbo Gaia
22 Dezembro às 21h30 no Continente Norte Shopping

“Concurso Literário Breve História de Amor“ - Oportunidade Literária [Asa]


.


+



Por iniciativa do escritor Tiago Rebelo e da ASA, a sua editora, propomos um desafio a todas as pessoas que tenham uma Breve História de Amor para partilhar connosco, seja vivida ou imaginada, apenas queremos que a dê a conhecer através do concurso literário de pequenas histórias de amor intitulado “Concurso Literário Breve História de Amor“.

Para isso basta:
• Enviar uma breve história de amor com um máximo de 3000 caracteres (incluindo os espaços em branco), não sendo aceites as que excedam este limite;
• Os participantes deverão enviar a sua história para brevehistoriadeamor@gmail.com;
• O prazo para o envio das histórias será o dia 31 de Janeiro de 2012.

Posteriormente, a ASA reencaminhará as histórias que receber para os responsáveis dos blogs aderentes, como é o caso do Clorofórmio do Espírito, bem como para o autor.
Numa primeira fase, até ao dia 5 de Fevereiro, todos os envolvidos farão a sua própria selecção das dez melhores histórias que irá original uma shorlist das dez histórias sob as quais recaíram o maior número de votos entre todos. Posteriormente, os responsáveis dos blogs, o autor e a editora da ASA – que formarão o “júri” – encontrar-se-ão para a eleição da melhor história de amor de entre a shorlist das dez histórias.

No dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados, será então anunciado o vencedor através da publicação da história e do nome do seu autor em todos os blogs aderentes e ainda no site da LeYa e no site e página de Facebook do autor, bem como nos blogs da ASA.

O vencedor receberá uma colecção completa e autografada dos livros do Tiago Rebelo publicados pela ASA.

Agora é só meter os dedos ao teclado e começar a escrever!... Da minha parte, apenas acrescento que estou ansiosa por ler a sua Breve História de Amor.

BOA SORTE para todos os corajosos!

...Se ainda tem dúvidas contacte.

"Grandes Enigmas da História de Portugal" - Destaque e Convite para Lançamento [Ésquilo]


.

««»»


Grandes Enigmas da História de Portugal
de Miguel Sanches de Baêna
e Paulo Alexandre Loução
P.V.P.: 23,90 €
ISBN: 9789897190025
Nº de Páginas: 496
  
Sinopse:
Um dos objectivos desta obra (disponível nas livrarias desde dia 6 de Dezembro) é dar a conhecer outra perspectiva sobre alguns episódios com relevância histórica em Portugal. Este III volume abrange o espaço de tempo entre o final dos Descobrimentos até final da época Pombalina.
Depois das grandes descobertas, o império português entra numa decadência que culmina com Alcácer-Quibir. D. Sebastião é o símbolo de uma lenda que permanece actual, com muitos enigmas por decifrar.
Após 60 anos de domínio espanhol, a figura multifacetada e poliédrica do Padre António Vieira assume destaque depois da Restauração de Portugal. Após o Terramoto de 1755 o palco pertence ao conflito ideológico entre Jesuítas e o Marquês de Pombal. Todo um período histórico pleno de enigmas que importa analisar:
• Seria D. Sebastião o Cavaleiro da Cruz que apareceu em Veneza e saberia Filipe II que ele estava vivo?
• Tem a Casa de Bragança ascendência judaica?
• Tentaram os espanhóis assassinar D. João IV?
• Era o V Império do Padre António Vieira herético à luz da ortodoxia católica e terá esta teoria alguma relação com as doutrinas alquimistas?
• Ainda há segredos por revelar relativamente ao grande sismo de 1755?
• Descendia o Marquês de Pombal de uma «escrava negra» e foi ele um tirano ou antes um grande estadista iluminado?

Este não é mais um livro sobre História de Portugal. É uma obra onde, a partir de documentos e factos, se divulgam incertezas e enigmas que preenchem a nossa História, dando espaço ao leitor para tirar as suas próprias conclusões.


 
Sobre os Autores-Coordenadores:
  •  MIGUEL SANCHES DE BAÊNA, historiador, investigador do Centro de História da UL. Perito em história militar.
  • PAULO ALEXANDRE LOUÇÃO, historiador especializado nas Ordens do Templo e de Cristo. Estudioso das culturas antigas e da arte manuelina. Investigador do Instituto Internacional Hermes.

  • Autores convidados:
  • ANETE COSTA FERREIRA, historiadora brasileira. Autora do livro, A expedição de Pedro Teixeira - A sua importância para Portugal e o Futuro da Amazónia.
  • ANTÓNIO VICENTE, historiador, doutor em história medieval pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Autor de inúmeros trabalhos de investigação e participação em campos arqueológicos.
  • EDUARDO MAGALHÃES, jurista e investigador.
  • FERNANDO ANTÓNIO BAPTISTA PEREIRA, Doutor em Ciências e Técnicas da Arte (História da Arte) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa; Professor Associado na FBAUL. Director do Museu de Setúbal é um historiador de arte com vastíssima obra científica publicada.
  • FINA D’ARMADA, historiadora e especialista em «História das Mulheres». A sua tese de mestrado ganhou o Prémio Mulher Investigação Carolina Michaëlis de Vasconcelos, no ano de 2005. Autora da obra Mulheres Navegantes no Tempo de Vasco da Gama, publicação da Ésquilo.
  • HEITOR BAPTISTA PATO, investigador nas áreas da história, arqueologia e antropologia cultural. Autor de estudos de referência sobre os cultos da finisterras, nomeadamente do cabos Espichel e da Roca.
  • MIGUEL REAL, licenciado em Filosofia pela UL, mestre em Estudos Portugueses pela UA, investigador do CLEPUL da UL, co-director da revista Letras com Vida, é um autor profícuo na área dos ensaios filosóficos e do romance histórico.
  • JORGE PRETO, diplomata de carreira jubilado. Pensador e historiador da cultura, ensaísta multidisciplinar. Além de embaixador de Portugal foi professor universitário. Membro da Academia Portuguesa da História.
  • JOSÉ ANTUNES, investigador e conferencista. Professor na Escola de Filosofia da Organização Internacional Nova Acrópole.
  • JOSÉ CARLOS FERNÁNDEZ, investigador, filósofo e escritor. Director da Nova Acrópole em Portugal. Autor da obra, Florbela Espanca – A vida e a alma de uma Poetisa.
  • JOSÉ EDUARDO FRANCO, historiador, poeta e investigador do CLEPUL da UL e do CLCPB da UCP. Doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris na área de História Moderna e Contemporânea e na especialidade de História e Civilizações. Especialista na temática à do mito dos Jesuítas em Portugal.
  • JOSÉ MANUEL ANES, doutor em antropologia da religião, presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo. Especialista na história das Correntes Esotéricas Ocidentais.
  • JOSÉ PATRÃO, investigador, urbanista e mestre de artes marciais.
  • MARIA LUÍSA MARTINS DA CUNHA, historiadora. Investigadora na área da história das ideias e da cultura portuguesa.
  • NUNO CASTRO, investigador na área dos Descobrimentos Portugueses e do relacionamento luso-chinês na época áurea da «Carreira da Índia». Académico Honorário da Academia Portuguesa da História.
  • SANDRA NEVES DA SILVA, historiadora especializada na vida/obra de Manuel Bocarrro Francês e do criptojudaísmo em Portugal
  • SOFIA BARROSO, investigadora e geóloga.

Passatempo - Pack Especial Natal da Quinta Essência


.


Hoje tem início mais um passatempo especial que irá contemplar DOIS vencedores com um pack composto por um exemplar de 3º Grau de James Patterson e mais um de O Beijo da Meia-Noite de Lara Adrian, e que irá decorrer até ao dia 24 de Dezembro às 23:59h.
Não esquecendo que este passatempo só é possível pelo apoio imprescindível da Quinta Essência.





Assim, para se poderem habilitar a receber em casa um pack gentilmente cedido pela Quinta Essência, basta responder e seleccionar as respostas correctas às 8 questões colocadas no formulário.


Algumas das respostas poderão ser encontradas aqui & aqui.


Boa sorte!


Nota:
» Só será aceite uma participação por pessoa/e-mail e para residentes em Portugal Continental e Ilhas.
» Os resultados serão depois publicados no blog e, posteriormente, serão contactados por e-mail os vencedores do passatempo para disponibilizarem os restantes dados necessários ao envio do livro.
» É importante que CONFIRMEM O E-MAIL com frequência porque é a minha ÚNICA forma de contacto com os vencedores e, ao fim de uma semana, se não obtiver resposta, serei obrigada a sortear outra pessoa.

Destaque - "A Minha Cozinha" de Clara de Sousa [Livros d'Hoje]


.



A Minha Cozinha, da autoria da jornalista Clara de Sousa, chega hoje às livrarias. Um livro cheio de receitas deliciosas... uhm!


A Minha Cozinha
de Clara de Sousa
P.V.P.: 20,90 €
ISBN:978-972-20-4874-3
Nº de Páginas: 240


 Sinopse:

«Uma jornalista a publicar um livro de receitas? Sim… mas aqui a jornalista fica à porta. Aqui está a mulher e a mãe que, como tantas outras, tem refeições a fazer, tem família e amigos para receber e tem, sobretudo, uma grande paixão pela cozinha. Aqui está a filha de uma cozinheira profissional, que desde muito cedo lhe deu responsabilidades na preparação das refeições da família e que tantas vezes lhe provou que a culinária, os seus cheiros e sabores são uma bela forma de gerar felicidade e bem-estar.
É “A Minha Cozinha”. É mesmo. Tudo foi feito na minha casa, na minha cozinha, com as minhas frigideiras velhas, as minhas colheres de pau já gastas, o meu robot que já me conhece tanto quanto o conheço a ele, o meu forno e o meu fogão que dão o calor certo às receitas do meu lar. Só assim fazia sentido. Só assim poderia sair bem.
São muitas as receitas da minha mãe que estão nas páginas deste livro, as que tanto sucesso faziam nos muitos casamentos e baptizados que a deixavam 3 dias longe de casa. São algumas das suas “armas secretas” que nunca desiludiam ninguém. Também aqui estão receitas que me foram dadas por amigos e outras que fui aprendendo, recolhendo e testando ao longo dos anos. Há opções simples para fazer em casa em vez de gastar mais comprando feito, como é o caso dos patés de fígado ou do salmão curado (semelhante ao fumado), que pode fazer em quantidade em dias de festa. Não me esqueci das receitas que desenvolvem a natural curiosidade das crianças pela cozinha, e que nós, enquanto mães, devemos incentivar. A cozinha é um espaço de organização e criatividade, óptimo para o desenvolvimento dos mais pequenos. Vai também encontrar soluções para dias especiais, que causam um impacto muito positivo, mas que afinal nem dão assim tanto trabalho. Este livro está recheado de coisas boas. Muito boas.»


Sobre a Autora:
  • Clara de Sousa nasceu no Estoril a 29 de Novembro de 1967.
  • Trabalha como jornalista desde 1992, e é actualmente uma das caras mais conhecidas da televisão portuguesa. Clara desempenha actualmente a função de pivô do Jornal da Noite na SIC, em parceria com Rodrigo Guedes de Carvalho.
  • Sempre teve uma grande paixão pela cozinha, paixão esta que lhe foi incutida desde cedo pela sua mãe, cozinheira profissional de carreira. Este é o seu primeiro livro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License