Passatempos:

Archive for Agosto 2011

Compras do mês de Agosto... [2011]


.

Este mês voltei à poupança, pois outros 'valores' se levantam...
E, por muitas tentações que houvessem, tive mesmo que resistir, ou melhor fugir delas, e praticamente nem me aproximei de livros tirando os que estão cá por casa.
Assim, foram só quatro os que vieram aumentar a biblioteca.




E parece-me que Setembro também terá de ser controlado, até porque estou sempre perante o meu maior dilema que é 'o poder ter, mas não ter tempo para ler', assim vou fazendo de conta que não existem aqueles livros que adoraria ler, na esperança de que um dia os alcance...

O Clube Dumas - Arturo Pérez-Reverte [Opinião da Vencedora]*


.


O Clube Dumas
Uma das obras emblemáticas de um dos mais reputados escritores da actualidade.
de Arturo Pérez-Reverte    

Edição/reimpressão: 2011
Editor: Edições Asa
Páginas: 416
ISBN: 9789892312842

Sinopse Pode um livro ser alvo de investigação policial como se de um crime se tratasse? Podem as suas páginas ser encaradas como pistas para um mistério com três séculos?
Lucas Corso, especialista em descobrir edições raras, está a tentar responder a este enigma quando é incumbido de uma dupla missão: autenticar um manuscrito de Os Três Mosqueteiros e decifrar o mistério de um livro queimado em 1667 e que, afirma a lenda, foi co-escrito por Satanás.
Dos arquivos do Santo Ofício às poeirentas estantes dos alfarrabistas e às mais selectas bibliotecas internacionais, Corso é atraído para uma teia de rituais satânicos, práticas ocultas e duelos com um elenco de personagens estranhamente semelhante ao da obra-prima de Alexandre Dumas. Auxiliado por uma beldade misteriosa com o nome de uma heroína de Arthur Conan Doyle, este «caçador de livros» parte de Madrid rumo a Paris, passando por Sintra, em perseguição de um sinistro e aparentemente omnisciente assassino.
Parte mistério, parte puzzle, parte jogo intertextual, O Clube Dumas é uma das obras emblemáticas de um dos mais reputados escritores da actualidade. Foi adaptado para o cinema sob o título A Nona Porta, realizado por Roman Polanski e protagonizado por Johnny Depp.



Opinião da Vencedora*: 
Arturo Pérez-Reverte enriquece a sua obra com uma escrita difícil de ler, pelas palavras que utiliza, mas também difícil de compreender se o leitor se distrair nem que seja por breves momentos. Confesso que, por vezes, me senti perdida na complexidade das suas palavras, aliada ao grau de exigência imposto pelo enredo, a fim de ter de começar a minha leitura um pouco mais atrás. Exige assim, que seja atenta e cautelosa sob o risco de não se compreender algum episódio que necessite de mais atenção.

Um livro com referência a vários outros livros e bastante rico (até demais) em personagens, sejam elas da realidade (refiro-me ao enredo) ou da ficção (utilização de personagens de Os Três Mosqueteiros, tais como Milady, associada a Liana Taillefer, e Rockefort, o homem da cicatriz, associado a Laszlo Nicolavic).
Sendo o autor, de nacionalidade espanhola, devo também referir a existência de uma citação do livro O mistério da estrada de Sintra de Eça de Queirós, no início do capítulo VII. Aliás, existem citações de vários autores no início de todos os capítulos, tais como, Alexandre Dumas, Agatha Christie e J. Cazotte.

Mas, voltando ao livro.
Esta história é-nos contada por um narrador de seu nome Boris Balkan.
Um suicídio, um manuscrito 'Dumas O Vinho de Anjou', três exemplares do livro As nove portas e duas pessoas assassinadas. No fundo, o enredo desenvolve-se em torno destas peças.
Lucas Corso, procura a autenticidade de um dos exemplares de As nove portas, encadernação de 1666 por Aristide Torchia, a mando do livreiro Varo Borja. Esta procura vai levá-lo aos outros dois exemplares conhecidos.
O segundo encontra-se em Sintra, propriedade do bibliófilo Victor Fargas e o terceiro, em Paris, propriedade da Baronesa Frida Ungern, uma viúva fascinada pelo oculto.
Após o contacto de Corso com os dois proprietários, estes são assassinados e os livros destruídos ou roubados. Não sem antes, Corso poder compará-los e verificar que oito das nove gravuras existentes nos livros, tinham diferenças entre si.
Ao mesmo tempo, Liana Taillefer, viúva de Enrique Taillefer tenta recuperar, sem sucesso, o manuscrito 'Dumas', antiga propriedade do marido, que o vendeu a La Ponte. Agora também na posse de Lucas Corso.
Mas voltando ao início, Varo Borja queria saber da autenticidade de As nove portas porque acreditava que ele continha a forma para invocar o Diabo. Nisto, confessa a autoria dos assassínios do bibliófilo e da baronesa para que o enigma criado por Torchia (três livros que se completavam e não apenas três exemplares do mesmo livro) não fosse resolvido, roubando assim os exemplares para os reunir e concretizar o desejo de invocar o Diabo num ritual, o qual, Lucas Corso, presenciou, aquando da sua visita a Borja, a fim de receber o pagamento pelo seu trabalho.
No entanto, o exemplar não era autêntico, mas sim uma cópia dos irmãos Pablo e Pedro Ceniza, encadernadores e capazes de falsificar livros. Nisto, o ritual não se consumou.

Aconselho este livro, não para leitura de férias, por ser demasiado pesado e exigir muito do leitor, mas sim, para uma leitura descontraída ao fim da tarde, após um dia de trabalho, se possível, junto a uma janela envidraçada de um quinto andar, ao mesmo tempo que os automóveis desenvolvem as suas corridas desenfreadas lá em baixo, em plena hora de ponta.


Para finalizar, não posso deixar de incluir aqui algumas frases do livro, das quais gostei:

''A vida como um jogo. E os livros como espelho da vida''. 174 p.

''Um dia partirei sem nunca te ter conhecido. Recordarás então os meus olhos grandes, escuros; as minhas censuras silenciosas; os meus gemidos de angústia durante o sono; os meus pesadelos que és incapaz de esconjurar. Recordarás tudo isso quando eu tiver partido.'' 200 p.

''Um leitor é aquilo que leu antes, mais o cinema e a televisão que viu. À informação fornecida pelo autor acrescentará sempre a sua própria informação.'' 377 p.

''Há castelos que devem arder e homens que é preciso enforcar; cães destinados a despedaçarem-se entre si, virtudes a serem decapitadas, portas que se têm de abrir para que outros passem por elas.'' 387 p.


*Susana Ferreira
(Vencedora do Passatempo)

Quinta Essência - Novidades de Setembro [2011]*


.

Sinopse Quando o detetive Duncan Hatcher é chamado à mansão do juiz Cato Laird para investigar uma morte, compreende que a discrição é a chave para manter o seu emprego. Elise, a mulher-troféu do juiz, afirma ter matado a tiro um gatuno em legítima defesa, mas Duncan tem quase a certeza de que ela mente. A investigação que faz ao passado pouco suspeito de Elise convence-o de que ela é mentirosa, manipuladora e, mais do que provavelmente, uma assassina.Mas quando Elise desaparece…Sem saber em quem acreditar, Duncan vê-se envolvido na investigação de um homicídio que desafia a sua lógica, o seu infalível instinto e a sua inabalável integridade. Não confia em ninguém, exceto na palavra do criminoso que prometeu eliminá-lo.E confia ainda menos na mulher que mais deseja.
 

Título: Ricochete
Não acreditaram nela...até ser demasiado tarde

Autor: Sandra Brown
ISBN: 9789898228642
Preço: 17,75€
Págs.: 466
Género: Romance|Ficção Estrangeira

*Disponível a 12 de Setembro.



«A acção começa na primeira página e nunca mais acaba... Deixa os leitores a sentir... que acabaram de dar uma volta na melhor montanha-russa do mundo.» | Midwest Book Review


Livros Anteriores:


Sobre a Autora:
  • Sandra Brown é autora de mais de setenta romances, na sua maioria bestsellers do New York Times. É uma das mais importantes escritoras de romances policiais dos Estados Unidos, distinguidas, entre outros, com os prémios Texas Medal of Arts Awards for Literature e o Thriller Master de 2008, a distinção máxima atribuída pela International Thriller Writer’s Association.
  • Nascida em Waco, no Texas, Brown trabalhou como modelo e em programas de televisão antes de se dedicar à escrita. Publicou o seu primeiro romance em 1981 e, desde então, já vendeu cerca de setenta milhões de exemplares em todo o mundo, estado a sua obra traduzida em trinta e três idiomas. Vive com o marido em Arlington, no Texas.

Para saber mais informações, visite:
» http://www.sandrabrown.net/


 
Sinopse May Fitzgerald tem, de repente, tudo o que sempre quis. Depois de anos a sentir-se gorda e pouco atraente e a procurar o amor nos sítios errados, tem finalmente a vida e o homem dos seus sonhos. Tudo devia ser tão perfeito – seguira a sua voz interior e ela conduzira-a à vida mágica com que sonhara.Mas quando a sua nova vida como escritora de sucesso tem início, os velhos demónios de May surgem para a atormentar. As antigas inseguranças reaparecem e ela deixa-se fascinar pela lisonja e pelo brilho da fama. O seu comportamento começa a afectar o namorado e ameaça destruir a relação de ambos. Conseguirá ela dar a volta à situação e provar que realmente é possível ter tudo?
FamaÉ uma droga à qual muitos seres humanos imperfeitos não são imunes. É agradável com conta, peso e medida, mas é preciso cuidado para não querermos comparar-nos com aqueles materialmente mais bem sucedidos do que nós.
AmorUma vida com amor verdadeiro não é uma vida sem desafios e tumultos, e uma verdadeira alma gémea não deve completar-nos, mas sim desafiar-nos.
DinheiroÉ uma armadilha e sozinho não traz a felicidade e a realização pessoal.
Uma história sobre fazer escolhas e não perder o rumo, mas, sobretudo, uma história sobre a importância de seguir os sonhos!
  

Título: Fama, Amor e Dinheiro
Um livro que nos enche de esperança, coragem, inspiração e nos mostra como podemos ter tudo o que queremos e ser felizes

Autor: Menna Van Praag
ISBN: 9789898228635
Preço: 14,55€
Págs.: 160
Género: Romance|Ficção Estrangeira

*Disponível a 5 de Setembro.



Livro Anterior:



Sobre a Autora:
  • Menna Van Praag é escritora freelance, formada em Oxford, e aficionada de chocolates.
  • O seu primeiro livro Homens, Dinheiro e Chocolate, foi traduzido para vinte línguas.
  • Menna vive em Cambridge com o marido, Artur, um gastrónomo exímio. Encontram-se agora a realizar um sonho que desde há muito acalentam, a abertura de uma livraria/café.
  • Fama, Amor e Dinheiro é o seu segundo livro (publicado). Está presentemente a trabalhar no terceiro, The House at the End of Hope Street.

Passatempo - "A Paixão de Araci" de José Marques Vidal [Oficina do Livro]


.



A partir de hoje e até dia 4 de Setembro às 23:59h, o Clorofórmio do Espírito em parceria com a Oficina do Livro, irá sortear UM exemplar de A Paixão de Araci de José Marques Vidal, um romance histórico passado nas guerras peninsulares.




 De crista abatida, os franceses abandonam Portugal. O país renasce. E o amor fala mais alto do que o sangue.
Assim, para se poderem habilitar a receber em casa o exemplar gentilmente cedido pela Oficina do Livro, basta responder e seleccionar as respostas correctas às 4 questões colocadas no formulário.


As respostas poderão ser encontradas aqui.



Boa sorte!


Nota:
» Só será aceite uma participação por pessoa/e-mail e para residentes em Portugal Continental e Ilhas.
» Os resultados serão depois publicados no blog e, posteriormente, serão contactados por e-mail os vencedores do passatempo para disponibilizarem os restantes dados necessários ao envio do livro.
» É importante que CONFIRMEM O E-MAIL com frequência porque é a minha ÚNICA forma de contacto com os vencedores e, ao fim de uma semana, se não obtiver resposta, serei obrigada a sortear outra pessoa.

Passatempo - "O Dia Claro" de Júlio Moreira [Oficina do Livro]


.



A partir de hoje e até dia 31 de Agosto às 23:59h, o Clorofórmio do Espírito em parceria com a Oficina do Livro, irá sortear UM exemplar de O Dia Claro de Júlio Moreira, um romance que não deixará de seduzir e prender o leitor até à última página.


 










Assim, para se poderem habilitar a receber em casa o exemplar gentilmente cedido pela Oficina do Livro, basta responder e seleccionar as respostas correctas às 4 questões colocadas no formulário.

As respostas poderão ser encontradas aqui.


Boa sorte!


Nota:
» Só será aceite uma participação por pessoa/e-mail e para residentes em Portugal Continental e Ilhas.
» Os resultados serão depois publicados no blog e, posteriormente, serão contactados por e-mail os vencedores do passatempo para disponibilizarem os restantes dados necessários ao envio do livro.
» É importante que CONFIRMEM O E-MAIL com frequência porque é a minha ÚNICA forma de contacto com os vencedores e, ao fim de uma semana, se não obtiver resposta, serei obrigada a sortear outra pessoa.

O Beijo da Meia-Noite - Lara Adrian [Opinião]


.


O Beijo da Meia-Noite
Desejo insaciável. Sedução sem fim. Um toque é apenas o início…
de Lara Adrian    

Edição/reimpressão: 2011
Editor: Quinta Essência
Páginas: 388
ISBN: 9789898228437

Sinopse Gabrielle Maxwell, uma reconhecida artista de Boston, celebra o êxito da sua última exposição exclusiva. Entre a acalorada multidão, sente a presença de um sensual desconhecido que desperta nela as fantasias mais profundas. Mas nada relacionado com essa noite nem com esse homem é o que parece. À saída, Gabrielle presencia um homicídio e, a partir desse momento, a realidade converte-se em algo escuro e mortífero, e ela entra num submundo que nunca soube que existia, habitado por vampiros urbanos.
Lucan Thorne é um vampiro, um guerreiro da Raça, que nasceu para proteger os seus – assim como os humanos que com ele coexistem – da crescente ameaça dos vampiros renegados. Lucan não pode correr o risco de unir-se a uma humana, mas quando Gabrielle se converte no alvo dos seus inimigos, não tem escolha e é forçado a levá-la para esse outro mundo que lidera, no qual serão devorados por um desejo selvagem e insaciável.
Nos braços do formidável líder da Raça, Gabrielle irá enfrentar um extraordinário destino de perigo, de sedução e dos mais sombrios prazeres...

Parte humana, parte extraterrestre, a raça vive entre a humanidade há milhares de anos, mantendo uma paz provisória baseada no sigilo, no poder e na justiça feita pelos formidáveis guerreiros da Ordem. Mas agora está prestes a começar uma guerra de sangue dentro da Raça. Os vampiros estão a tornar-se Renegados em cada vez maior número, alimentando-se indiscriminadamente, matando humanos nas ruas. Cabe à Ordem parar a propagação da ameaça de dominação dos Renegados - e, ao fazê-lo, cada um dos guerreiros será forçado a enfrentar os seus demónios, os seus segredos mais obscuros, os seus medos mais profundos. Alguns conhecerão o triunfo, outros a perda, mas cada guerreiro pode contar com uma coisa: o amor, quando o encontra, vem muitas vezes no pior momento possível, com a mulher menos provável… e fará ajoelhar cada um desses poderosos machos.



Ponto de Vista: Bom, entre uns géneros e outros, este ano têm-se revelado em algumas estreias, e realmente um romance sobrenatural não podia faltar, já que desde que surgiram os livros de Stephenie Meyer os vampiros parecem que vieram para ficar.
E, apesar de ter tido em mãos uma das primeiras edições de O Drácula de Bram Stoker há já alguns anos, não me senti com espírito suficiente para entrar neste ‘outro mundo’, mas agora Lara Adrian levou a melhor e, admito que sempre tive uma certa curiosidade em relação a estes seres da noite.

“Até que os Renegados fossem sufocados - melhor ainda, eliminados por completo – os humanos não deviam saber que existiam vampiros entre eles.”


Lucan+Gabriel
Lara Adrian - Midnight Breed
Neste primeiro livro que inicia a série Raça da Meia-Noite, começamos por conhecer Gabrielle, uma realizada fotógrafa artística, que está longe de adivinhar que a aura que emana das suas fotografias de edifícios abandonados a tornaria numa presa extremamente desejada. Mas para além disso, acaba também por ser testemunha de um brutal assassinato, que aparentemente ninguém viu nem do qual ficou qualquer vestígios, e num misto de dúvida e medo, Gabrielle só pode confiar em Lucan, que se mostra ser quem não é, mas o único que diz acreditar nela e que promete ajudá-la.

“Ela não fazia ideia do mundo perigoso com o qual se envolvera, e muito menos que era um mortífero macho vampiro quem a abraçava nesse momento.”

E, mesmo a tentar negá-lo Gabrielle, tem de encarar que a realidade está muito para além do que se podia imaginar, e que a sua vida deixará de ser tudo aquilo que ela tanto se esforçou a ter, nada voltará a ser o que era quando a verdade a atinge com toda a sua robustez.
“Durante todo aquele tempo, eles tinham coexistido com os seres humanos.
«Incrível.»

E como o seu próprio mundo lhe parecia pequeno à luz desse novo conhecimento. Tudo aquilo que acreditava saber sobre a vida fora eclipsado numa questão de horas pela longa história de Lucan e do resto da sua Raça.”

 Lucan+Gabriel in love
Lara Adrian - Midnight Breed
Cada vez mais envolvidos num amor doentio e quase impossível, Lucan rejeita Gabrielle para a proteger de uma vida cercada pelo perigo e pela morte, pois ele próprio poderá ser a sua perdição, já que o sangue para eles é como uma droga, viciando ao ponto de matarem indiscriminadamente só para aplacar a sua sede, e agonizando quando não o podem beber, principalmente para um vampiro de primeira geração como Lucan, filho dos primeiros vampiros que surgiram na Terra.

Mas esta história não é feita apenas de Lucan e Gabrielle, outros se juntam a eles numa luta de séculos, que parece não ter fim, pois os Renegados (vampiros viciados em sangue) cada vez existem em maior número e pretendem escravizar e dizimar populações inteiras de humanos, e para os travar só os Guerreiros da Raça que encontram nas Companheiras de Raça (fêmeas humanas com um sinal que as distingue das demais) o seu alimento e o seu equilíbrio para viver em paz na sociedade, ao mesmo tempo que se propõem a proteger os humanos.

“De início, teria considerado a guerra entre a Raça e seus inimigos como apenas mais um mal contra o outro, mas agora não podia deixar de sentir que também era a sua guerra.”

Os vampiros são aqueles seres míticos que sempre povoaram o nosso imaginário, muito para além dos lobisomens, bruxas ou qualquer outro tipo de monstros, e ao mesmo tempo que atemorizam pela possibilidade de existirem realmente, também conseguem ter em nós um efeito de atracção pela sua atitude fria e enigmática que por norma os caracteriza e que nos faz querer conhecer mais deste seu mundo paralelo ao nosso.
O facto de não ter lido nada dentro deste género, e daí não ter qualquer referência em relação a estes temas, tirando os filmes, permitiu-me uma maior abertura em relação a esta história, sem julgamentos ou comparações, estamos perante um mundo fantasioso que nos é mostrado apenas pela nossa imaginação construída com a ajuda das palavras da autora, e por isso penso que não devemos fazer disto um estereótipo, devemos sim absorver esta história (ou outras) pela sua individualidade, e que neste caso se retrata essencialmente num intenso romance e a fazer lembrar um pouco a luta de Blade.

Concretamente, esta é uma história que nos arrebata pela intensidade de sentimentos e emoções com que somos atingidos, e que rapidamente se torna numa leitura viciante pelo magnetismo que este mundo obscuro e envolto em extrema sensualidade e erotismo desperta em nós.

“Olhou para ele, olhou-o realmente, e viu-o tal como era: uma força sem idade, uma beleza selvagem, um poder incomensurável.
Um enigma sombrio, tão sedutor como perigoso.”

E é com estes guerreiros de Raça, fortes e sedutores, que Lara Adrian nos irá brindar a cada livro desta série que promete conquistar muitos seguidores, nos quais me incluo.


Em estrelas: 5¸.•☆



Opinião da Vencedora*: 

Gabrielle é uma fotógrafa em Boston, que fora abandonada pela sua mãe quando ainda era uma bebé, que sempre se sentiu algo solitária, diferente.
Numa noite após sair da discoteca, a sua vida muda quando presencia um homicídio, acabando por chamar a atenção dos perigosos vampiros Renegados e também de Lucan Thorne, um duro guerreiro que dedica a sua vida a lutar contra eles e a última coisa que quer é que alguém atrapalhe essa sua missão.
Gabrielle e Lucan vão deparar-se com novas sensações, medos, tentações, prestes a descobrir novas coisas que não esperavam sobre si próprios e o mundo que os rodeia.

No início confesso que fiquei um pouco de pé atrás, porque não estou acostumada a ler fantasia e nunca fui apaixonada pelo universo dos vampiros. Mas este é um livro bastante envolvente que nos faz entrar aos poucos nesse universo, característico e distinto de outros do género que ouço falar, com várias personagens que nos fazem querer conhecê-las melhor nos próximos livros.
Tem uma escrita bastante rica, fluída e algo viciante, além de apostar muito na sensualidade e erotismo.

No fim, tem um capítulo do próximo livro da saga, e parece ser uma história bem diferente e interessante, espero que haja um passatempo...

Obrigada pelo livro Clorofórmio do Espírito e Quinta Essência.


*Marisa Costa 
(Vencedora do Passatempo)


Passando por outras páginas...


Presença - Novidades da 2ª quinzena de Agosto [2011]


.

Género: Ficção e Literatura
  

Autor: Richard Harvell
Colecção: Grandes Narrativas, n.º 511
ISBN: 978-972-23-4602-3
Preço: 19,90€
Págs.: 432
Género: Romance Histórico

«O Canto do Anjo está para o ouvido como O Perfume para o olfato. Um romance que apela aos sentidos e estimula a mente.» | Sara Dunant, autora de bestsellers internacionais



Sinopse «O Crime de Lord Arthur Savile coloca-se com muita graça para lá do Bem o do Mal. Trata-se da história de um assassínio, mas o ato é perpetrado num mundo que, pela sua própria frivolidade, não é menos irreal do que aquele, deliberadamente fantástico, das Mil e Uma Noites. Para acentuar esta semelhança, todo o conto, que se desenrola numa Londres onírica, se rege pelo conceito islâmico de Destino. O tema de O Fantasma de Canterville pertence ao romance gótico, mas, felizmente para o leitor, o seu tratamento não. Nesta divertida história, os americanos não levam a sério o fantasma, e nem os leitores nem Wilde levam a sério os americanos. O Príncipe Feliz, O Rouxinol e a Rosa e O Gigante Egoísta são contos de fadas concebidos de um modo sentimental que faz lembrar Hans Christian Andersen, porém embebidas daquela ironia melancólica que é atributo peculiar de Oscar Wilde.»
Jorge Luis Borges


Título: O Crime de Lord Arthur Savile
e Outros Contos
Autor: Oscar Wilde
Colecção: A Biblioteca de Babel, n.º 16
ISBN: 978-972-23-4581-1
Preço: 14,90 €
Págs.: 156
Género: Antologias






Género: Não Ficção e Ensaio

Autor: Fernando Braga de Matos
Colecção: Sociedade Global, n.º 29
ISBN: 978-972-23-4025-0
Preço: 15,15€
Págs.: 224
Género: Economia



*Relançamento





Género: Infantis - Juvenis
Autor: Gemma Malley
Colecção: Noites Claras, n.º 11
ISBN: 978-972-23-4583-5
Preço: 15,90€
Págs.: 320
Género: Juvenis

«Um dos livros mais bem escritos do ano.» | Sunday Telegraph

Título: Maya Fox
A Escolhida
Autor: Silvia Brena; Iginio Straffi
Colecção: Maya Fox, n.º 1
ISBN: 978-972-23-4582-8
Preço: 14,90€
Págs.: 320
Género: Juvenis

Título: Não Quero Crescer Mais!
Autor: Sandra Pinto
Colecção: Tudo Sobre Nós, n.º 5
ISBN: 978-972-23-4600-9
Preço: 7,90€
Págs.: 160
Género: Juvenis


*Relançamento



Título: A Minha Escola é Muito Louca!
Autor: Yvonne Coppard
Colecção: Tudo Sobre Nós, n.º 6
ISBN: 978-972-23-4601-6
Preço: 7,90€
Págs.: 184
Género: Juvenis


*Relançamento

Até que Ele Nos Separe - Emily Giffin [Opinião]


.


Até que Ele Nos Separe
de Emily Giffin   

Edição/reimpressão: Junho de 2011
Editor: Editorial Presença
Páginas: 344
ISBN: 978-972-23-4173-8
Colecção:  Champanhe e Morangos, n.º 38

SinopseRachel White sempre foi o protótipo da «menina certinha», que fazia o que se esperava dela e se sacrificava em prol dos outros. Só que, na manhã após a festa do seu aniversário, Rachel acorda ao lado do noivo da sua melhor amiga. O mais correcto seria esquecer o que aconteceu e seguir em frente, mas, à medida que a data do casamento se aproxima, Rachel descobre que as coisas não são assim tão simples, e em breve terá de escolher entre abrir mão da felicidade ou da sua amizade mais antiga. Um romance que lança um olhar pleno de lucidez e de sensibilidade sobre as nuances que existem no amor, na amizade e na traição.



Ponto de Vista: Desta história não se podia esperar outra coisa senão uma verdadeira comédia romântica protagonizada por um triângulo amoroso, vivido por duas amigas de infância e o noivo de uma delas.

“A vida é um nunca acabar de surpresas.”

Muito ao género de um diário, entramos na vida e no próprio pensamento de Rachel White que, apesar de ter conquistado a sua independência como advogada numa empresa e de ter um bom grupo de amigos, não se considera feliz e realizada.

“O pior a respeito deste fim em particular (o da minha juventude) e deste principio (da meia-idade) é que, pela primeira vez na minha vida, me apercebo de que não sei para onde estou a ir.”

E, quando Darcy, a sua melhor amiga desde a infância, lhe prepara a festa do seu trigésimo aniversário, Rachel interroga-se relativamente ao rumo da sua vida, pois não está satisfeita com o seu emprego e, ao contrário da maioria das suas amigas, continua solteira e sem esperanças no amor. Em contrapartida, Darcy está de casamento marcado, a esbanjar alegria e beleza, e a conquistar tudo o que deseja.
Só o que ninguém imagina, é que no dia seguinte a vida de Rachel ficará voltada do avesso, pois acaba por acordar ao lado de Dex, o noivo de Darcy, e apesar de ambos quererem fingir que nada se passou, isso irá tornar-se impossível.


“A minha voz está tensa e pouco natural, o meu coração dividido entre o amor ao Dex e a amizade à Darcy. Preparo-me para o pior, embora não tenha a certeza do que pudesse ser pior: perder a minha melhor amiga ou o amor da minha vida.”

Agora o que será mais importante, o amor ou a amizade? Será Rachel capaz de se impor, pela primeira vez, a Darcy?
Aparentemente, tudo parece ser óbvio, mas posso adiantar que esta história ainda será capaz de nos surpreender.


Admito que entrei nesta leitura por mero acaso, e não estava propriamente à espera de uma história arrebatadora que me prendesse como um íman às páginas deste livro, por isso, envolvi-me sim numa leitura descontraída, por vezes cómica, e com a leveza da simplicidade, ao mesmo tempo que me fazia ponderar no peso que o amor e a amizade têm na nossa vida e do que somos capazes de fazer em prol destes dois sentimentos que, muitas vezes, são consequência um do outro.

“Quando temos um relacionamento amoroso com alguém, temos consciência de que poderá acabar. Podemos afastar-nos, encontrar outra pessoa, simplesmente desapaixonarmo-nos. Mas uma amizade não é um jogo do tudo ou nada, e, por conseguinte, partimos do princípio de que irá durar para sempre. Tomamos a sua permanência por certa, que poderá ser precisamente a razão por que nos é tão preciosa.”

Particularmente, senti uma enorme afinidade com Rachel, não por ter vivenciado alguma coisa semelhante ao que é retratado, mas pela sua personalidade, por atitudes, expressões ou pensamentos, e pela amizade que mantinha desde a infância e que a tornou numa pessoa demasiado passiva em relação à vida e, mesmo assim, incompreendida por a maioria daqueles que a rodeiam. É assustador pegar numa história protagonizada por personagens que nos retratam de uma forma quase fiel e que nos leva a interrogar sobre quem as construiu, se o nosso pensamento ou o próprio autor.

Este é o livro perfeito para quem aprecia o típico romance de amores e desamores em que o sentimento comanda a acção, ou para quem procura simplesmente um livro para ler em tempo de férias que tenha uma história simples e bem-disposta.

Agora, a mim, resta-me ver o filme que me parece não ser muito infiel ao livro…



Em estrelas: +3¸.•☆


Passando por outras páginas...

"Fantasmas do Passado" - Livro da Semana de 01 a 7 de Agosto & Outros [Presença]


.

» Se como eu são fãs da Colecção O Fio da Navalha e de policiais/thrillers, aqui está um livro de uma autora premiada e bastante aclamada pela crítica que não devem deixar de ler, e mesmo a estarmos já no final da semana ainda vão a tempo de aproveitar esta promoção.


Para mais inf.
clique na imagem
 
Fantasmas do Passado

P.V.P.: 19,68 € 11,90 €
Colecção:  O Fio da Navalha
Nº na Colecção: 104
Data 1ª Edição: 02/07/2009
Nº de Edição:
ISBN: 978-972-23-4167-7
Nº de Páginas: 380





Sinopse:
Em 1970, um jovem deficiente é condenado pelo assassínio da sua avó. Em 1973, Harold, esse mesmo jovem, suicida-se na prisão. Trinta anos mais tarde um antropólogo, Jonathan Hughes, publica um ensaio com o nome Mentes Perturbadas, um estudo sobre os erros da máquina judicial britânica com base no caso daquele jovem, que Hughes acredita ter sido condenado injustamente. Na sequência dessa publicação, recebe cartas de pessoas que de alguma forma tinham estado próximas daquele julgamento trágico e entre elas encontra-se George Gardener, que tem os seus próprios motivos para acreditar na inocência de Harold. Entretanto o criminoso continua à solta após tantos anos...

Citações
«Um livro de grande intensidade e realismo de uma romancista notável.» | The Observer

«Um bom policial combina a autoridade dos factos com os benefícios da criação. E a mente ordeira de Minette Walters conseguiu engendrar mais um desses livros.» | The Guardian

«Esta é uma desconstrução psicológica brilhante e uma história arrepiante que funciona em vários níveis – um romance brilhante, inteligente e absorvente.» | The Daily Mail

«Um romance ao mesmo tempo labiríntico e cristalino. Uma leitura absorvente até à última página.» | The Scotsman

«Sem dúvida, um dos melhores romances de Minette Walters.» | Evening Standard

* Para território nacional.



» E outra excelente promoção que também está em vigor no site da Presença:

Para mais informações clique na imagem

Resultado do Passatempo - "Pecado Eterno" de Kay Hooper [Casa das Letras]


.


Aqui fica o resultado do último passatempo do Clorofórmio do Espírito que contemplará um vencedor com um exemplar de  Pecado Eterno da autora Kay Hooper, gentilmente cedido pela Casa das Letras, agradecendo desde já por todas as participações obtidas (198).








Vamos então aos resultados:

Questão: Tessa Gray é recrutada para representar que papel?
3ª opção = Uma viúva enlutada    (1 resposta errada)

Questão: Quem é o assassino que Bishop e a UCE perseguem desesperadamente?
2ª opção = Um líder de culto megalómano e impiedoso   (1 resposta errada)

Questão: A quem é que Tessa terá de confiar a própria vida?
Ao chefe da Polícia de Grace, Sawyer Cavenaugh    (4 respostas erradas ou incompletas)

Questão: Qual o título do outro livro da autora editado pela Casa das Letras?
"Encontro com o Medo"   (1 resposta errada)


Sendo assim, só falta mesmo o nome do vencedor:

    » 184 = Joaquim Salgueiro Pereira - Palmela 


Parabéns! Espero que Pecado Eterno lhe traga agradáveis momentos de leitura. Resta-me aguardar, posteriormente, por um feedback da sua parte.

E, para os que não venceram, agradeço, mais uma vez, pela participação e espero poder continuar a contar com ela para o próximo passatempo porque para além de valorizam o meu trabalho, um dia, pode ser a vossa vez!...

Presença - Novidades da 1ª quinzena de Agosto [2011]


.

Género: Ficção e Literatura
  

Autor: Fern Michaels
Colecção: Champanhe e Morangos, n.º 44
ISBN: 978-972-23-4409-8
Preço: 17,50€
Págs.: 304
Género: Romance Romântico

«As personagens de Fern Michaels são reais e cativantes, a sua prosa é tão natural que parece que o leitor está a assistir à história e não apenas a lê-la.» | Los Angeles Times



Autor: David Foenkinos
Colecção: Grandes Narrativas, n.º 509
ISBN: 978-972-23-4575-0
Preço: 14,90 €
Págs.: 232
Género: Romance Romântico

«Foenkinos conseguiu realizar uma missão impossível: fazer sorrir e refletir com um romance de amor. Os seus diálogos, como as situações que descreve, são suculentos…e delicados. Um livro que se deve ler e oferecer.» | Le Fígaro


Autor: Takuji Ichikawa
Colecção: Grandes Narrativas, n.º 510
ISBN: 978-972-23-4576-7
Preço: 15,50€
Págs.: 248
Género: Romance Romântico

Contigo Para Sempre é a história de amor mais lida no Japão e em Hong Kong, cujo enorme sucesso inspirou um filme, uma série para a televisão e uma banda desenhada.




Género: Não Ficção e Ensaio

Autor: Gordon Livingston
Colecção: Orientações, n.º 59
ISBN: 978-972-23-4577-4
Preço: 11,90€
Págs.: 128
Género: Auto-Ajuda

«O dom mais precioso é aprendermos a perdoar-nos a nós próprios, especialmente quando nos entregamos à ilusão de que podemos controlar tudo.» | Dr. Oz




Género: Infantis - Juvenis
Autor: Anna Godbersen
Colecção: Princesas de Nova Iorque, n.º 3
ISBN: 978-972-23-4578-1
Preço: 15,50€
Págs.: 280
Género: Juvenis

«Uma narrativa requintada sobre jovens sofisticadas, segredos obscuros e romances tempestuosos é narrada neste romance de leitura compulsiva que tem por cenário a alta sociedade nova-iorquina e de finais do século XIX. Os leitores irão aclamar este drama elegante e mordaz sobre amigos, amantes, mentiras e traição.» | Kirkus Reviews

Título: A Princesa Emília e a Estrela dos Desejos
Autor: Vivian French
Ilustração: Sarah Gibb
Colecção: O Clube Tiara, n.º 12
ISBN: 978-972-23-4584-2
Preço: 5,50€
Págs.: 80
Género: Infantis



Título: A Cidade Secreta
2ª Parte
Autor: Tea Stilton
Ilustração: Sarah Gibb
Colecção: As Aventuras das Tea Sisters, n.º 6
ISBN: 978-972-23-4579-8
Preço: 8,50€
Págs.: 128
Género: Infantis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Ouvindo...

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.5 Generic License